Um dos maiores jogadores da história do futebol mauaense, Elio Bernardi foi também um dos grandes personagens da política e da sociedade local, onde para além do jogo de bola ocupou cargos como vereador, prefeito e deputado estadual. Os vínculos de Elio e de sua família com a cidade advém das primeiras ocupações na época que Mauá ainda era um logarejo chamado Pilar. Elio nasceu no Pilar em 05 de julho de 1923.
Antes do futebol e da política, Elio Bernardi trabalhou nas fábricas de Cerâmica da cidade (Paulista e Santa Helena) e numa serraria, da qual seria depois sócio proprietário. Após envolver-se na política, elegeu-se vereador por Santo André em 1951, sendo um dos representantes do então distrito de Pilar. Com e emancipação de Mauá, Elio concorreu a prefeito de Mauá, vencendo o pleito e sendo eleito o segundo prefeito do município.
Os primeiros movimentos para a construção do futuro estádio municipal foram dados em seu primeiro governo em 1962, quando foi eleito deputado estadual. Em 1967 tomaria posse como prefeito de Mauá pela segunda vez, cumprindo mandato até 31 de janeiro de 1970.
O jogador Elio Bernardi
Mas mesmo antes de se tornar um político de sucesso, Elio Bernardi foi grande jogador de futebol, tendo iniciado como centroavante, passando pela meia esquerda até descobrir sua verdadeira posição, a de centro-médio (ou center half), quarto zagueiro, onde destacou-se. Jogou por vários times amadores: AE Mauá, AA Industrial, Estrela Azul de Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires FC, Fortaleza de Sorocaba, além de capitão da Seleção amadora de Santo André.
No futebol profissional, passou pelo Primeiro de Maio FC de Santo André e principalmente pelo Cube Atlético Ypiranga da capital; no extinto time de futebol do “Vovô da Colina Histórica, o mauaense Elio Bernardi atuou como aspirante entre 1943 até 1947, quando assinou contrato como atleta profissional do clube paulistano, onde permaneceu até 1948. No clube, disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol de 1947, até 1948 quando abandou a carreira para investir em seu trabalho na serraria.
Bernardi e o Pacaembu
Apesar de curta passagem como atleta profissional de futebol, Elio Bernardi marcou seu nome na história do CA Ypiranga e também, no agora octogenário estádio do Pacaembu. Num jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1947, o Ypiranga enfrentava o São Paulo FC de Rui, Bauer, Noronha, Leônidas da Silva e outros craques no “Paulo Machado de Carvalho”; a peleja era válida pelo primeiro turno e caso houvesse vitória do tricolor, este seria campeão do turno. Mas a surpreendente vitória do Ypiranga por 3×2, com Elio Bernardi sendo o melhor em campo, daria o título para o Palmeiras. Pelo mesmo paulistão de 1947, Elio Bernardi marcou um de seus poucos gols com a camisa do clube da “Colina Histórica” e foi contra o Corinthians, no mesmo Pacaembu, em 26 de outubro de 1947 na derrota do seu Ypiranga por 3×1.
No ano seguinte, jogou somente partidas amistosas antes do início do Campeonato Paulista e retornou para o Distrito de Mauá, onde antes de enveredar-se para o campo político, dedicou-se às coisas de seu querido Industrial de Mauá. Elio Bernardi faleceu em 10 de março de 1999.