A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou na última semana de março, mais um Projeto de Lei do Vereador Mauricio Fernandes. Desta vez, com um tema muito atual: prevenção às fake news.
A iniciativa busca alertar os munícipes sobre os prejuízos causados às pessoas físicas ou jurídicas pela divulgação de informações falsas, incompletas ou ilegais nas redes sociais, que podem vir a resultar inclusive, em questionamentos judiciais.
Dentro das prerrogativas que cabe ao Vereador, sua proposta acrescenta no calendário de datas e eventos da cidade, a Semana de Conscientização sobre os Prejuízos Causados à Pessoas Físicas ou Jurídicas pela Divulgação de Falsas Informações (Fake News) ilegais ou Incompletas nas Redes Sociais.
“É inegável que o fácil acesso aos celulares e computadores bem como aos serviços de internet, democratizou o uso desta tecnologia e forma de comunicação a quase todas as pessoas e lugares”, observa o vereador.
“Porém, em meio a inúmeras vantagens, temos este transtorno quase que diário. Se não ficarmos atentos às origens das informações e não pesquisarmos antes, além de ficarmos mal informados, vez ou outra repassamos notícias erradas”, finaliza.
E levando em consideração que o Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado sempre no dia 13 de maio, a proposta apresentada prevê que os eventos relativos à conscientização deverão ocorrer sempre na semana que conste esta data.
Dentro deste tema, o vereador Mauricio Fernandes deixa algumas dicas: verifique as fontes das notícias; identifique e observe quem está divulgando; tenha o cuidado de ler toda a matéria e não se deixe levar por títulos de notícias, que muitas vezes causa alarde só para chamar a atenção e não coincide com o texto; analise data da notícia para não se enganar quanto a contextualização; desconfie de matérias sensacionalistas e, por fim, evitem meios de comunicação de baixa credibilidade.