Com o isolamento social que atravessamos em dias de pandemia, existe a uma desaceleração do ritmo de vida, o qual traz mudanças em nosso meio-ambiente que nos transmitem uma ideia acerca das possibilidades de vida em favorecimento das questões ambientais.
Ao visitarmos índices de poluição do ar, observamos melhorias da qualidade muito em virtude da não circulação de veículos emissores CO2 (gás carbônico), além do decréscimo das atividades em muitas áreas, situação que nos remete a relação entre alto consumo com poluição ambiental.
Todavia, considerar a desaceleração das atividades humanas para se provocar melhoria ambiental é algo quer não se firma, tendo em vista que o Desenvolvimento Sustentável carrega em seu conceito as variáveis social e econômica. Há de ser salientado o fato que uma diminuição de atividades provocada por crises afeta diretamente a economia, fato que implica no aumento da pobreza trazendo danos ao saneamento ambiental e na performance de indicadores sócio-ambientais.