Memórias do Futebol Mauaense: Aparecido Vicente Dias, o “Tchaca”

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

15 de Maio

E continuamos com nossas “Memórias do Futebol Mauaense”, cujo objetivo é de levar aos nossos torcedores-leitores da região um breve relato histórico/biográfico dos inúmeros personagens do futebol amador, jogadores, dirigentes, torcedores e demais figuras que permeiam (e sempre permearam) o cotidiano do nosso tão querido futebol de várzea.

A homenagem da semana vai para o amigo Aparecido Vicente Dias, o popular “Tchaca”, ex-jogador, ex-Dirigente, torcedor, diretor, técnico, atual dirigente, um verdadeiro “militante do futebol varzeano” se assim podemos definir os papéis de Tchaca na história do futebol varzeano de Mauá. O peculiar apelido teria surgido em 1978, quando a turma que jogava basquete no extinto ginásio de esportes o denominou com o distinto apelido. Segundo Aparecido Vicente, a denominação era relacionado com seu cabelo grande e o personagem Cha-Ka, da série “O Elo Perdido”. Ficou Tchaca mesmo.

Apesar de inúmeros serviços prestados pelo desporto mauaense, Aparecido Vicente não é natural da cidade; nascido em Jales, no interior paulista, em 08 de outubro de 1964, Tchaca chegou a Mauá com seus pais e mais sete irmãos, quando foram morar no Jardim Itapeva em 1968. Durante os anos 70, começou sua atuação no esporte mauaense, em particular no citado ginásio municipal, local cuja memória afetiva o faz rememorar sua formação enquanto atleta e cidadão.

Tchaca e o futebol

Mesmo tendo atuado em sua adolescência como atleta de basquete e de atletismo, Aparecido Vicente Dias destacou-se foi no futebol de campo, na várzea da região, sobretudo em Mauá. No mesmo ginásio, atuou como lateral direito (sua posição) na CME com o professor Adervano Benetti. Ainda como juvenil na lateral direita, Tchaca jogou pelo EC Vila Noêmia e pelo SC Blumoon; como aspirante, passou pelo EC Cerâmica (1981).

E seguiu depois pelo Barão de Mauá (1982), EC Vila Mercedes, Casa Vermelha de Ribeirão Pires, onde foi campeão municipal (1983), Em Cima da Hora de São Caetano e Vila João Jorge FC, o atual Juá a partir de 1984. Como boleiro, jogou um ou dois jogos aos sábados pelo Frigorífico ABC de Ribeirão Pires, Manguassa, Cerâmica Nara e até pela AD São Caetano, no time dirigido pelo Sr.Jacó Bernadon.

Juá, aliás Industrial campeão de 1989

O ano de 1989 marcaria o retorno do Industrial às disputas promovidas pela Liga Mauaense de futebol, justamente 30 anos depois do último título conquistado pelo alvinegro, em 1959. Como boa parte do time do Juá estava brigada com a diretoria do time tricolor, praticamente todos os jogadores, inclusive comissão técnica e simpatizantes, foram defender as cores do Industrial. E foram campeões da cidade com todos atletas que eram do Juá, mas com a camisa do Industrial. Vicente retornou ao seu Juá em dezembro de 1991.

O dirigente

Depois de pendurar as chuteiras, Tchaca continuou sua militância pela várzea, pelo futebol amador. Acompanhou a fundação do Grêmio Mauaense e da Uniligas (1996), onde foi presidente entre 2015 e 2016. Também foi presidente da Liga Mauaense de Futebol entre 2013 a 2016. É um dos fundadores da tradicional Copa Amizade (1997) e idealizador dos campeonatos Masters(50tão) e Supermaster(60tão) na cidade de Mauá.

Aparecido Tchaca tem ainda intensa atuação no esporte, em particular no Juá SEC, onde é o presidente. Tem em seu currículo algumas experiências como chefe de delegações da cidade em jogos regionais e Jogos Abertos do interior; é figura presente no Conselho Gestor de Esportes de Mauá e no Consórcio Intermunicipal, sempre representando a cidade de Mauá entre outras ações ligadas ao esportes. Parabéns Cha-Ka!

Vocação esportiva desde a juventude. Tchaca (a direita) recebendo premiação no encerramento de ano dos “Girafinhas do basquete” das mãos do lendário professor Kaor Okada. Acervo pessoal de Aparecido Vicente Dias. Ano: 1977.
Vila João Jorge FC. Em pé: Vitor, Tchaca (em destaque), Marruá, Ailton, Paulinho, Guilherme, Pinóquio, Luizão (Diretor) e Zé Careca (diretor); Agachados: Jairão, Icão, Nenê, Jailton, Lau e Penugem. Semifinal do campeonato mauaense de 1985 entre Juá e São João, no extinto campo do EC Cerâmica. Foto: acervo pessoal de Aparecido Vicente Dias. Data: 1985.
O dirigente esportivo Tchaca (em destaque) e uma história de militância na várzea: fazendo amizades, copas e amigos na grande festa do futebol popular. Acervo pessoal de Aparecido Vicente Dias. Data: 2014.