O serviço implementado em São Caetano no dia 2 de março antes, do início da quarentena para o controle da pandemia de coronavírus – o serviço de Telemedicina já realizou mais de 2.700 atendimentos em apenas dois meses.
Segundo a secretária de Saúde: “É um privilégio contar com essa tecnologia a serviço da saúde, reduzindo a sobrecarga sobre o sistema público. Mais de 60% dos casos que iriam a um pronto-socorro puderam ser resolvidos pelos médicos que atendem no Telemedicina”, destaca a médica Regina Maura Zetone Grespan.
Dos 2.757 atendimentos contabilizados até o dia 4 de maio, 1.184 eram de pessoas que queriam apenas uma orientação médica.
Como usar
Para usar o serviço de Telemedicina basta ligar, gratuitamente, para o número 0800 941 8543. O serviço, inédito entre os municípios da região, destina-se a pacientes, portadores do Cartão São Caetano, com quadros de baixa complexidade, como dor de garganta, pequeno mal-estar, enjoo, febre baixa e resfriado, entre outros sintomas. O serviço também tira dúvidas a respeito de sintomas do coronavírus. No entanto, quadros mais graves, de emergência, continuam sendo atendidos pelo telefone 156, do SOS Cidadão.
Após efetuar a ligação, o morador é atendido por enfermeiros treinados especialmente para o serviço, com médicos na retaguarda, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição (como dipirona ou aspirina) e, dependendo do caso, orientar que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima.