10 novos respiradores são destinados a SBC que amplia combate a pandemia

Hospital de Urgência passa a contar com 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 com novos respiradores

A Prefeitura de São Bernardo recebeu, durante esta semana dez novos respiradores para aumentar a capacidade de atendimento de pacientes com Coronavírus no recém-entregue Hospital de Urgência (HU). Os equipamentos permitirão a abertura, de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no local, ampliando para 50 a quantidade de vagas destinadas a doentes em estado grave, além dos 170 leitos de enfermaria já existentes.

O prefeito Orlando Morando ressaltou a importância dos ventiladores mecânicos para o enfrentamento da pandemia. “Na UTI, quando o caso do paciente é agravado, esses equipamentos são de extrema necessidade. O nosso Hospital de Urgência já tinha 40 UTIs funcionando com respiradores, agora, aumentamos em mais dez UTIs e ainda temos 30 leitos que aguardam respiradores. Quero agradecer ao Governo do Estado e ao Governo Federal, que atenderam parte da nossa solicitação com essa entrega”, destacou, ao lado da deputada estadual Carla Morando e do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

A Prefeitura aguarda a chegada de outros 30 ventiladores mecânicos para que o HU opere com 100% da sua capacidade, totalizando 80 leitos de UTI e 170 de enfermaria, exclusivamente voltados às pessoas contaminadas pelo Coronavírus.

“Os ventiladores mecânicos são praticamente a divisa entre a vida e a morte. Na hora em que a pessoa está em estado grave, um aparelho desse é fundamental. Com este equipamento, a gente consegue ter muito mais tranquilidade para cumprir nosso compromisso de que nenhum morador de São Bernardo fique sem assistência”, reforçou Dr. Geraldo, ao lembrar que o município passa a contar com 487 leitos em funcionamento totalmente dedicados ao atendimento de pacientes com Covid-19, sendo 121 deles de UTI.