Liev Tolstói (1828 – 1910), escritor russo, amado pelas crianças. Por se preocupar com sua educação, escreveu para elas com atenção e esmero, como todo aquele que sinceramente trabalha pela elevação e bom desenvolvimento da infância. Sentia muito carinho pelo homem simples, especialmente do campo. Preocupava-se pela desigualdade social e suas consequentes injustiças incluindo a falta de escolas. Guiado pelo seu ideal de desenvolvimento social fundamentado na educação, em 1859 fundou na sua propriedade uma escola gratuita para crianças de classes pobres e realizou a abertura de outras vinte escolas na região. Um exemplo lindo de quem realiza em prol do outro!
Aqui neste livro encontramos fábulas escritas por este admirável autor, onde podemos mergulhar em reflexão sobre orgulho, inveja, opressão, prudência, companheirismo, astúcia. Numa escrita simples, humorada e clara, para que possamos aproveitar ao máximo de suas mensagens.
As traduções do russo para o português são de Tatiana Gueorguievna Mariz e sua filha Ana Sofia Mariz.
As belíssimas ilustrações em aquarela ficam a cargo do fabuloso artista plástico Gonzalo Cárcamo.
Este é um livro para crianças e adultos, sem dúvida todos poderão se inspirar nestas histórias ricas em conteúdo. Mergulhem em suas palavras!
Ala Voloshyn é Psicóloga. Contadora de Histórias. Escritora. Blogueira. Palestrante.