O Partido dos Trabalhadores, de Luiz Marinho, pré-candidato a prefeito de São Bernardo, entrou com representação no Ministério Público, contra o Deputado Federal – Alex Manente por divulgar Fake News em suas redes sociais, na tentativa de desvincular sua imagem do PT, no caso do Cartão Merenda Escolar. Em eleições passadas, o deputado Alex, foi candidato a prefeito de São Bernardo com apoio de Marinho – PT. Segundo está sendo divulgado pelo deputado, – o vídeo afirma em duas oportunidades recentes, que o PT de São Bernardo tentou impedir o atual prefeito da cidade, Orlando Morando de distribuir este cartão benefício. O questionamento na justiça é para que o deputado, agora aliado do prefeito Morando explique qual a origem da informação que utilizou nos vídeos e qual razão de sua disseminação. É o político querendo se desvencilhar de seu antigo parceiro.
Contratar sem concurso
A encrenca pode cair novamente no colo do prefeito de Mauá Atila Jacomussi. Boatos dão conta de que depois de utilizar do expediente e contratar centenas de funcionários públicos sem concurso público para a área de saúde do município recentemente por causa da pandemia, ele acredita que pode fazer tudo sem os tais concursos que levariam tempo para serem realizados, durante a época eleitoral. Agora o expert prefeito, duas vezes preso pela Polícia Federal e uma vez afastado pela Câmara Municipal e está no poder com aval da Justiça, – quer mais uma regalia inconstitucional e irregular em qualquer administração pública. Está divulgando em suas redes sociais, isso quem assiste, que pretende contratar agora próximo as eleições funcionários para a área de educação, tudo sem concurso. Quer fazer festa com dinheiro público para alavancar sua candidatura a prefeito. Ops! Descobriram.
Morando e seus secretários
A administração de Orlando Morando, parece não ter se encontrado ainda em relação a seu primeiro escalão, passados quase quatro anos de governo, e seus principais aliados terem ou estão envolvidos em casos nada abonadores para quem quer ser reeleito agora em 2020. Tudo começou lá atrás, quando nomeou o os secretário do meio ambiente que ficou algum tempo no cargo até se envolver em negociatas de cargos na secretaria e ser afastado é até ser considerado foragido da justiça; – logo em seguida foi seu outro secretário foi alçado ao cargo de Presidente da FUABC, mas teve seu nome vasado por ter envolvimento direto nas investigações da Polícia Federal na Operação Prato Feito e agora, é a vez do secretário de Transportes, que teve seus bens bloqueados pela justiça, por ter envolvimento no caso das obras do Rodoanel. Será que o Morando não sabia do envolvimento de seus secretários nestes rolos todos. Seria muito inocência, falar que não conhecia estes envolvimentos. É prefeito, por isso e muito mais sua eleição pode ser a única.
Prepotente e arrogante
O dirigente da prefeitura de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando, mesmo depois de vários anos na política, ainda não perdeu a fama de ser arrogante e prepotente em suas atitudes, principalmente em relação ao ambiente que administra, colocando seus subordinados em sai justa e até afastando outros. A harmonia na administração da FUABC, foi por muitos anos uma sintonia perfeita, tinha seus erros e acertos como toda administração, mas não tinha o dedo manipulador do prefeito Morando que mudou tudo e pode colocar as contas da entidade em cheque, após quebrar a hegemonia e o rodizio na administração da entidade regional, deixando a cidade de Santo André sem sua parcela na direção, tomando para si o direito de indicar os dirigentes e ou atropelar as indicações da administração andreense, como vinha acontecendo desde a sua fundação. O que pode acontecer é que Santo André pode se retirar da entidade por causa desta arrogância e prepotência do Morando assim como aconteceu no Consórcio Intermunicipal.