Você já se perguntou por que as pessoas usam máscaras? Proteção? Sim, se estivermos falando sobre a proteção contra COVID-19 você está certo, mas e as máscaras que usamos no dia a dia para lidar com as nossas relações? Enquanto parte da população faça uso dessa artimanha porque são ser humaninhos falsos, a maior parte de nós usa máscaras para proteção também!
Proteção social.
Você já deve ter percebido como as pessoas cobram demais uns dos outros, até no campo emocional. Todo mundo sempre tem um comentário na manga, uma opinião, uma afirmação sobre como você deveria estar se sentindo e agindo, e no fim do dia esse excesso de opiniões, que você nunca perguntou, são sufocantes. Na tentativa de estar aos padrões que os outros nos impõe, a fim de não criar caso – não para agradar, mas para não ter que ficar ouvindo comentário infeliz – nós vestimos diversas máscaras, e nesse processo nós perdemos nossa identidade e nossa voz. E o engraçado é que mesmo sem perceber, nós também somos essas pessoas de comentários infelizes de vez em quando. Sabe aquelas vezes em que você fica falando para seu amigo que ele não deveria se sentir triste por algo que aconteceu? Ainda que sua preocupação com seu bem estar seja algo positivo, é importante darmos espaço para as pessoas viverem seus sentimentos, suas emoções, suas crises, e que com seu próprio tempo elas possam se reerguer – sem nenhuma cobrança ou “estímulo cobrador”.
Portanto, pense em todas as situações que você pode estar sendo tóxico sem se dar conta.
Quando sentir necessidade de falar, pergunte-se: isso é mesmo necessário? Falar o que penso irá fazer algum bem ao outro?
Ainda que nos julguemos empáticos, nosso ego e expectativas em relação ao outro podem nos cegar. Talvez seja a máscara muito perto do olho, quem sabe? Por isso, a não ser que tenha um elogio em mãos, às vezes é melhor guardar sua opinião para si mesmo.
Todos temos demônios demais dentro de nossos corações. Sendo assim, que sejamos solidários em nossa escuridão.