O Fundo Social de Solidariedade de Santo André inaugurou na quarta-feira (12) sua nova sede em Paranapiacaba. O imóvel, que abrigava a antiga Padaria do Mendes, receberá os cursos da Escola de Ouro Andreense, workshops, além de outras atividades.
Os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense que serão oferecidos no local visam profissionalizar o turismo, fomentar a economia, além de garantir renda e autonomia para os moradores da Vila. As aulas terão início de acordo com o andamento da pandemia.
Cabines de Sinais e de Comando – Além da nova sede do Fundo Social de Solidariedade, Paranapiacaba recebe diversas outras obras, dando continuidade ao processo de restauração da Vila.
Para o restauro das duas cabines foi investido cerca de R$ 1,8 milhão pela MRS Logística, em uma ação que foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a MRS e o Ministério Público.
As intervenções foram realizadas pela empresa especializada Companhia de Restauro XXI, que usou técnicas modernas e retrospectivas para que as edificações retornassem às suas condições históricas originais.
A Cabine de Sinais e a Cabine de Comandos foram implantadas após a duplicação da via férrea, em 1896, para abrigar um novo sistema de alta precisão para a época. Todas possuíam no seu interior alavancas de travamento dos trens e vários outros equipamentos, como telefone e telégrafo.
Campo de futebol – O próximo ponto histórico da Vila a passar por um grande e esperado processo de restauração é o Campo de Futebol de Paranapiacaba que, inaugurado em 1894, é considerado o primeiro campo com medidas oficiais do País.
O processo licitatório para contratação de empresa que realizará as obras está em andamento e as propostas do certame serão abertas no dia 10 de setembro. O projeto prevê o restauro das arquibancadas e do campo de futebol, construção de novos vestiários, sanitários públicos e taludes.
AVCB – 11 pontos turísticos de Paranapiacaba agora possuem AVCB. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que atesta que o local está dentro das normas de segurança previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios.
Os pontos são: Antiga Biblioteca, Forjaria, Casa Fox, Antiga Padaria, Antigo Mercado, CDARQ (Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo), Centro de Visitantes, CIT (Centro de Informações Turísticas), Museu Castelo, sede da prefeitura e refeitório e os Galpões de Eventos.
Academia ao ar livre – Também na quarta-feira foi entregue uma academia de ginástica ao ar livre na parte baixa da Vila, com 14 equipamentos, em uma área de 170 metros quadrados, próximo ao campo de futebol.