Fábricas de Cultura disponibilizam shows on-line

Além dos shows musicais, aula de dança, oficina de fanzine e entrevista também integram programação

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estão com atividades musicais abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A programação acontecerá nas plataformas digitais das Fábricas.

Aulas de dança são uma ótima forma de se exercitar e, para quem gosta de sertanejo universitário, o professor Cidico irá realizar uma aula de dança on-line do ritmo no dia 13 de setembro, domingo, das 17h às 18h pelo Instagram @fabricasdeculturasn.

O projeto musical Mestre dos Beats confeccionou um minidocumentário retratando a produção da Beattape: Beats Obscuros Volume 1, um material produzido nas edições no ano de 2019 na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, resultando na produção de um álbum instrumentos com as “batidas”. O material será exibido no dia 17 de setembro, quinta-feira, das 19h às 20h pela página do Facebook das Fábricas de Cultura.

A artista caribenha Celina Castro é popularmente conhecida nas comunidades latino-americanas no Brasil e em festejos bolivianos na Praça Kantuta. No dia 18 de setembro, quinta-feira, Celina apresentará sua história e repertório musical, com a participação de um amigo salvadorenho, das 19 às 20h pelo YouTube das Fábricas de Cultura (https://www.youtube.com/channel/UCSRGwG1IwHMZAi9XV-rxa2w).

O Festival Reggae “A vida com amor”, apresenta em meio a pandemia a tranquilidade de canções que unem a positividade, o amor e a esperança. Robson Lira, Pet Young Lyon e Alexandre Modestto que compõe o Festival, são artistas renomados do cenário reggae paulistano, estando nos principais eventos e rádios do gênero na cidade de São Paulo. O Festival acontecerá no dia 20 de setembro, domingo, das 18h às 19h.

A Orquestra ABC for Strings, criada em julho de 2019, tem o propósito de realizar música clássica e incentivar o interesse por esse estilo musical. Na atividade que acontecerá no dia 27 de setembro, domingo, o grupo contará um pouco de sua trajetória e como vem se virando em meio ao isolamento social. A transmissão acontecerá às 20h.

Surgida em 2009 em Fortaleza e residente em São Paulo, o quinteto Jonnata Doll & Os Garotos Solventes traz uma música baseada na subcultura punk e na biografia dos excluídos. Seja nos palcos pelo Brasil, ou mesmo no teatro ou nas telas de cinema, a performance da banda é intensa e visceral. Jonnata Doll assumiu os vocais na recente turnê da banda Legião Urbana. Suas letras são ecos de literatura beat e de filmes de terror, amores perdidos, misturados a uma biografia de excessos. Mostrando um Rock desconstruído de valores machistas, racistas e heteronormativos, o show é imperdível. Neste projeto, Jonnata realizará três atividades: das 16h às 17h com a oficina de fanzines, das 17h às 18h uma entrevista com uma personalidade surpresa da música e por fim, o pocket show Jonnata Doll e os Garotos Solventes das 18 às 19h. A programação acontecerá no dia 29 de setembro, terça-feira.

Já conhecida como a voz feminina do Snj, Cris representa no rap nacional há 20 anos. Além das rimas eternizadas em clássicos como Pensamentos e Se tu Lutas tu conquistas do grupo, Cris também possui carreira solo. No disco lançado esse ano, Evoluindo através dos tempos, mostra um pouco mais de sua essência e suas referências, abordando temas como empoderamento, machismo, autoestima, entre outros. O pocket show será gravado na Fábrica e transmitido no YouTube das Fábricas de Cultura no dia 30 de setembro, quarta-feira, das 19h às 20h.