Discurso de quem não sabe o que fala

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

25 de Setembro

Quem preparou o discurso que o nosso Presidente Bolsonaro fez dias atrás na abertura ONU, não sabe o que está falando e desconhece totalmente as situações das emergências que estão sofrendo os estados do centro oeste com o fogo que já destruiu uma área equivalente a centenas de campos de futebol.

Fazer comparações esdrúxulas com o Estado da Califórnia nos Estados Unidos, e até dizer que os índios e caboclos são os culpados é querer encobrir as queimadas criminosas que acontecem diariamente em todo o território brasileiro. Dizer que pagou o equivalente a mil dólares parcelados á um terço da população por causa da pandemia é outra mentira sem precedentes parta este desgoverno que se apresenta como a fina estampa da política nacional.

Dizer que aconselhou os estados e os ajudou com recursos pontuais durante a crise pandêmica que está ainda assolando diversos países é sinal de que sua política está errada e traçam um perfil mentiroso de nosso governo que quer se safar pela tangente de sua real obrigação com a população.

Parece ser natural o que o presidente Bolsonaro vem fazendo, é de seu feitio desde a época de quando era deputado. Se safar dos problemas que ele causou culpando os outros.

Se foram quase trinta anos de incompetência quando deputado no Estado do Rio de Janeiro, juntar-se-á mais quatro anos como presidente para fechar com chave de ouro sua trajetória desastrada na vida pública.

Esse é o tipo de político que todos nós já estamos cansados de ver ocupar as cadeiras dos legislativos de todo o país zombando da cara de todos nós.

Batendo o desespero

Segundo comentários o tempo fechou no Legislativo de São Caetano na noite da última quarta-feira, até a Guarda Municipal foi acionada para conter os ânimos de vereadores e assessores da base governista do prefeito. Que todo mundo sabe que a briga vai ser boa na disputa de votos para se elegerem na eleição municipal de novembro, isso é certo, porque só cabem 19 vereadores na Câmara e alguns nem sabem o que é legislar, e devem dar lugar a novatos. Mas chegar a vias de fato literalmente, aí a coisa pega. Entre socos e pancadas quem sai perdendo é a população que vai ficar ainda mais dividida para quem dar seu voto. E o presidente do Legislativo pelo menos deveria ter um pouco de pulso firme na direção da casa, agir e colocar a casa em ordem e acionar o decoro parlamentar. Faço pelo menos alguma coisa presidente, antes que a casa vire uma zona!

Atila multado mais uma vez

Já dissemos em outras oportunidades que o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, é sinal de notícia ruim para sua cidade toda semana, e nunca vai apreender a ser diferente, nem com o tempo. Desta vez, ou melhor, mais uma vez Atila foi multado pela justiça eleitoral por propaganda antecipada e irregular, isso quando não está envolvido com a Polícia Federal e o Ministério Público. Em decisão do TER, o juiz eleitoral da cidade de Mauá, multou o prefeito em mais de 600 mil reais (cabe recurso), por divulgar em suas redes sociais suas benfeitorias pelo município, caracterizando crime eleitoral. A representação foi feita a justiça por um dos candidatos ao cargo de prefeito. Os moradores questionam se um dia o Atila Jacomussi aprende a administrar…

Zeca Araújo em prol da cultura

Bailarino e coreógrafo, Zeca Araújo concorre a uma vaga no legislativo de São Bernardo para aperfeiçoar principalmente demandas do setor da dança. Após a pandemia trazer fortes abalos ao setor cultural, um dos mais atingidos com a paralisação da atividade econômica a classe artística busca dar a volta por cima e se fortalecer ainda mais. Neste contexto de ajudar a reestruturar a categoria, surgiu a pré-candidatura de Zeca Araújo à Câmara Municipal pelo Partido Verde. A sua proposta também abrange outras áreas como do circo, da música e do teatro, além de carregar a bandeira da inclusão social.

Candidatos majoritários das cidades já definidos

As convenções municipais dos partidos se encerram neste sábado, dia 26 de setembro, onde já estarão definidos todos os candidatos majoritários que disputarão os cargos de prefeitos e vereadores em mais de cinco mil cidades brasileiras no próximo dia 15 de novembro em primeiro turno e dia 29 de novembro em segundo turno.

A mesma lei vale para o ABC, onde dezenas de candidatos majoritários e vereadores já tiveram suas candidaturas homologadas. Confira a lista dos candidatos aos executivos municipais que deverão estar nas urnas nas eleições municipais.

-Candidatos a prefeito e vice em Santo André
Paulo Serra – vice Luiz Zacarias
Ailton Lima – vice Léo Kahn
Bete Siraque – vice Morgana Ribeiro
Bruno Daniel – vice Rosi Santos
João Avamileno – vice Milissa Manfrinato
Sargento Lobo – vice Emanuel Teixeira
Alexis Arrais (sem vice definido)
Karl Steinhauser – vice Antonio Carlos Piva

-Candidatos a prefeito e vice em São Bernardo
Luiz Marinho – vice a definir
Rafael Demarchi – vice a definir
Leandro Altão – vice Sueli Palmeira
Lourde Sousa – vice Profa. Soninha
Orlando Morando – vice Marcelo Lima
Claudio Donizete – vice Prof. Fernando

-Candidatos a prefeito e vice em Mauá
Marcelo Oliveira – vice Celma Dias
João Veríssimo – vice Luizão da Comunidade
José Laurencini – vice Tchello Pierro
Prof. Betinho – vice Tenente Mesquita
Mauro Roman – vice Davi Silva
Atila Jacomussi – vice Israel Aleixo
Vanessa Damo – vice Marco Ratti
Donisete Braga – vice Teka Ferreira
Amanda Bispo – vice Felipe Galisteo
André Sapanos – vice Livia Oggione
Ronaldo Pedrosa – vice Daniel Tavares

Registro dos candidatos

Neste sábado (26) devem ocorrer os registros das candidaturas a prefeito e vereadores no Tribunal Regional Eleitoral, bem como a apresentação de todos os documentos do partido, a fim de se dar o início das eleições municipais no domingo (27) oficialmente até dia 14 de novembro, final das propagandas eleitorais. As regras eleitorais tiveram algumas mudanças significativas por causa da pandemia do coronavírus, e todos os candidatos devem ficar atentos à lei para não terem seus registros impugnados pelo tribunal.

Palacio e Moraes afastados da política

O prefeiturável de São Caetano do PSD, Fabio Palacio está internado desde a última quarta-feira com sintomas leves do coronavírus no Hospital São Luiz por precaução. Segundo a assessoria de Palacio, ele foi internado logo que saiu o diagnóstico e sua família não foi contaminada e deve ali permanecer por pelo menos uma semana.

Já o candidato do PT – João Moraes, também está afastado da política por 14 dias, e com orientação médica mesmo testando negativo por coronavírus, foi orientado a ficar de quarentena em sua residência no bairro Santa Maria.

A justiça é lenta…

Se dependesse da justiça somente para prender ou destituir algum político do cargo, ele, o político morreria no cargo sem ter uma definição. É o que acontece no Brasil, desde muito tempo. Um dos exemplos claros é o do ex-prefeito Maluf, que agora está preso em seu domicílio, mas está pagando por arbitrariedades e desvio de dinheiro público, improbidade administrativa desde os anos 70 – ou melhor da Copa do Mundo de 70. Isso teria de acabar de imediato. Fora ele tem muitos outros na mesma situação espalhados por todo o país que gastam milhões em advogados para se manterem no poder. Muitos são acusados de corrupção ativa, desvio de merenda escolar, desvio de conduta, sonegação de informações e a justiça não faz nada. Até quando a população vai aguentar calada e ver só os políticos se darem bem? – A justiça poderia ser mais rápida e menos cega e surda.

Frase da Semana

“Nem tudo está perdido na política. Basta afastar os usurpadores do poder e o tempo fará o restante”

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.