Sodré pede volta da lei de isenção de IPTU para o Radialistas

Moradores do Conjunto Residencial dos Radialistas perderam a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que havia sido concedida por meio de uma lei e retirada por outra. Para que o beneficio seja concedido novamente, moradores local lançaram um abaixo-assinado para levar à Prefeitura solicitando seu retorno. Ciente dos problemas financeiros que a pandemia tem causado, o candidato a vereador Sodré, em São Caetano, se engajou na causa para que os moradores das 1.526 unidades habitacionais conquistem novamente a isenção.

“A geração do passado queria trabalhar para construir algo, ter uma casa, uma casa na praia, ter um patrimônio. A nova geração quer viver experiências, por conta do acesso à informação, com a facilidade. É a tendência ter menos coisas e viver mais experiências, então as construtoras visam a projetos de moradias menores”, explica Sodré, que finaliza ao dizer que: “acredito que foi seguindo essa tendência que nosso prefeito revogou a lei que concedia isenção para a cidade toda, porém, vejo que temos que ter um olhar direcionado para as famílias que mais precisam, como o Radialistas e outras moradias do município. Não podemos generalizar, temos que ter um olhar para o Radialistas e para regiões que mais sentiram com a pandemia”.

A primeira lei dava isenção para imóveis de até 50 metros quadrados, mas essa lei foi revogada e hoje os moradores têm que desembolsar um valor que não estava previsto.
Irene A. Tomim, moradora do Radialistas e síndica do Condomínio Tamboatá, falou sobre os critérios. “Eu pedi, em 2019, que antigamente a lei dizia que quem tem mais de imóvel no município e até três salários mínimos, entrei porque tinha dois imóveis em Santo André, mas não tive a isenção, porque poderia ter somente um imóvel”, discorreu a síndica, que reivindica a isenção para todos os moradores do Radialistas.