Da redação
O vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) apresentou propositura solicitando ao executivo a implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), fator primordial para a preservação das espécies, principalmente àquelas ameaçadas de extinção, com o objetivo de oferecer atendimento veterinário a animais silvestres resgatados, oriundos de apreensão de fiscalização ou entrega voluntária e, se tiverem condições, devolvê-los à natureza.
Para Ubiratan, os animais silvestres são importantes para manutenção da biodiversidade que é riquíssima. Ele acredita que ter um local apropriado para o resgate, triagem e os primeiros atendimentos é imprescindível no trabalho de conservação do meio ambiente. “O CETAS também possibilitará a conscientização das pessoas para que abandonem o hábito de explorar os outros seres. Nossa perspectiva é que queiram apreciá-los livres na natureza e mantê-los em cativeiro somente em extrema necessidade”, explica o parlamentar.
Com a criação do Centro, animais confiscados pela fiscalização deixarão de ser soltos de forma aleatória, sem qualquer processo de triagem ou reabilitação. A ação necessita de uma equipe técnica habilitada em identificar os diferentes espécimes apreendidos, sua área de ocorrência natural, bem como a realização de avaliações clínicas do estado sanitário de cada um destes animais recebidos, visando minimizar os riscos ligados às ações de soltura indiscriminada de animais.