Uma vida dedicada à assistência social. É assim que podemos resumir a trajetória de vida e profissional de Celma Dias, candidata a vice-prefeita na chapa do Partido dos Trabalhadores em Mauá encabeçada por Marcelo Oliveira. Engana-se quem pensa que o início da atuação dela se deu como primeira-dama de Mauá.
Ela foi servidora pública federal concursada por 28 anos, sendo que entre 1979 a 2003 trabalhou no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). De maio de 2013 a abril de 2014, atuou no Instituto de Previdência Social da Prefeitura de Santo André e conta com passagem pela Ouvidoria de Mauá entre 2015 e 2017. “O trabalho no INSS me ensinou muito, pois consegui ajudar as pessoas a buscarem seus direitos depois de que dedicaram ao trabalho por uma vida toda.”
Formada em Estudos Sociais, Celma é mineira de Cataguases. Com 50 anos de vida em comum com o professor Oswaldo Dias – o melhor prefeito da história de Mauá –, tem três filhos e dois netos. Ela foi responsável por revolucionar a assistência social em Mauá.
Nos três mandatos de Oswaldo na cidade, Celma trabalhou diretamente com a sociedade civil e associações de bairros, desenvolvendo projetos especialmente na área de assistência social. Foi a responsável, por exemplo, pelas construções e reestruturações das sete unidades do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) existentes no município.
A revolução de Celma na área foi feita também com as antigas CAJUS (Casa da Juventude), que realizavam um trabalho parcial de atendimento aos jovens. A situação mudou a partir da terceira gestão de Oswaldo Dias, quando as ações passaram a alcançar não apenas os adolescentes, mas, toda a família, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade social, como Macuco, Jardim Oratório e Feital.
Os acompanhamentos realizados pelas equipes de assistentes sociais por meio dos CRAS e dos CASES (Centro de Ações Socioeducativas) passaram a ser integrados com as áreas da saúde, educação e habitação, servindo de parâmetro para o recebimento de benefícios como o Bolsa Família.
Com uma vida dedicada aos mauaenses, conhecedora dos problemas locais e com a sensibilidade do olhar feminino frente às dificuldades, Celma tem como missão, ao lado de Marcelo Oliveira, ajudar o Partido dos Trabalhadores a retomar a Prefeitura.
“Temos muitos problemas em Mauá, os quais foram agravados pela ineficiência da última gestão. É preciso retomar o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Mauá não pode continuar sendo exemplo de má-gestão, com destaque em páginas policiais. Acredito no caráter e na disposição do Marcelo Oliveira em mudar essa realidade, e aceitei esse desafio para ajudá-lo com minha experiência”, afirmou Celma.