Da redação
Campanha moderna não é só tecnológica, é campanha que respeita as pessoas e o meio em que vivemos.
Em pleno século 21, na era digital, em tempos de pandemia, algumas atitudes deveriam ser repensadas, principalmente em época de campanha eleitoral. Aglomeração, bandeiras, panfletagem abusiva e ruas sujas, mostram que o Brasil pouco evolui também neste quesito. Poucos e bons candidatos mostram que é possível fazer diferente e seguir o caminho do respeito ao eleitor, e ser condizente com os novos tempos. Enquanto alguns candidatos vivem à moda da velha política e utilizam também de carros de som altíssimos, invadem comércios e ruas comerciais, prejudicando ainda mais o comerciante, outros já estão com os pés no futuro.
Uma das campanhas que segue o exemplo de boa conduta é a de Beto Vidoski, atual vice-prefeito e até recentemente Secretário de Esportes, Lazer e Juventude. Agora como candidato a vereador, Vidoski, focou em adesivação voluntária de carros, alcançando a marca de mais de 600 carros adesivados. Em uma campanha para o legislativo, com certeza, um recorde em São Caetano.
O candidato prezou por não contratar pessoas para balançar bandeiras nas ruas devido a pandemia, e fez distribuição de material de campanha com material que continha remetente, evitando sujar ruas e casas durante os 45 dias de campanha. Apostou em bicicletas que portavam Wind banners, bandeiras adaptadas, não só com números, mas também, lembrando ao eleitor que foi ele quem implantou a Ciclo-faixa de Lazer. Usou o Whatsapp de forma responsável, dentro de sua rede de contato, sem ser invasivo. Formou suas listas de transmissão através de indicação de apoiadores, criando um grande grupo de pessoas comprometidas e engajadas em sua campanha, que compartilharam seus materiais digitais com foco. Não patrocinou postagens nas redes sociais, contando sempre com essa grande rede criada inicialmente por familiares e amigos. E claro, pequenas reuniões presenciais e reuniões online numerosas.
Sua campanha tornou-se numerosa tanto nas ruas quanto nas redes sociais a partir de seus eleitores e não e de insistência e inconveniência, um exemplo para os candidatos novos que já começaram mal, utilizando cadastros e informações pessoais de munícipes que não deram permissão para tal, assim como serve de exemplo para os dinossauros da política que além de utilizarem desses meios, sujaram a cidade, prejudicaram o comércio e com certeza serão lembrados, mas sempre de forma negativa.
Em tempos como hoje, e daqui para o futuro, o engajamento se dá pelas boas ideias, não só promessas, mas sim, realizações. Sejam elas como experiência de um candidato ou simplesmente respeitando o eleitor. Só merece seu voto quem respeita você!