Lidar com clientes nem sempre é tarefa fácil. Além do talento e certa vocação, você também precisa ter jogo de cintura. E isso não se aplica apenas ao atendimento ao cliente, mas em todas as relações de nossas vidas. Afinal, todo mundo conhece aquela pessoa complicada que exige aquela paciência a mais. A fim de lhe ajudar nessa empreitada, confira 7 dicas para fazer seu cliente – ou o colega complicado – feliz novamente.
1. Ouça com atenção
Seja todo ouvidos para o problema, e não faça interrupções. Deixe que a pessoa fale tudo. Permaneça atento e receptivo.
2. Agradeça-os
Agradeça a pessoa por trazer o problema até você, e assegure que se esforçará para encontrar uma solução.
3. Desculpe-se
Mostre que está arrependido ou que sente muito pelo o ocorrido.
4. Procure pela melhor solução
Entenda o problema e ofereça a melhor solução. Se sua gratidão e desculpas aparentarem ser genuínos você se verá com um cliente muito mais receptivo.
5. Entre num acordo
Ainda que você pense numa solução, pode ser que – perdido em suas boas intenções – você falhe em oferecer o que o cliente realmente precisa. Por isso, o diálogo é essencial.
6. Aja rápido
Não deixe para amanhã. Resolva o problema o mais rápido possível. Se não der para tomar uma ação imediata, deixe o cliente atualizado sobre tudo o que está acontecendo.
7. Faça um feedback
Enquanto sua solução está sendo implementada, faça um feedback com o cliente. Veja se ele está feliz, se há algo que possa melhorar. Enfim, faça questão que ele esteja 100% satisfeito.
Agora que você conhece essa fórmula quase mágica, coloque-a em prática e veja se não consegue melhores resultados. Lembre-se: educação e respeito todo mundo gosta, principalmente em relação ao tempo e dinheiro alheio!