Juá Sociedade Esportiva e Cultural completará 69 anos

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

22 de Janeiro

O Juá Sociedade Esportiva e Cultural, um dos mais antigos e tradicionais clubes de Mauá, completará no próximo dia 25 de janeiro sessenta e nove anos de existência. Fundado por trabalhadores da extinta empresa Cerâmica João Jorge Figueiredo em 25 de janeiro de 1952, a equipe localizada no Jardim Zaíra foi denominada inicialmente como Vi-la João Jorge Futebol Clube. Atualmente comandado por Aparecido Vicente Dias, o “Tchaca”, o Juá teve como seu primeiro presidente Rubens de Souza.

Sua rica trajetória no futebol amador de Mauá é marcada por títulos: primeiro campeão municipal em 1957, campeão do Torneio de aniversário da Liga Mauaense de Futebol de 1966; Campeão do Galo de Ouro de 1960 e 1961; campeão de veteranos de 1970 e 1985; campeão do Máster Cinquentão de 2014; campeão mauaense da Divisão Intermediária (2º divisão) de 1995 e muitos outros. O clube passou a ter a atual denominação a partir de 1990, mas havia tempos que a equipe era conhecida como Juá em razão da existência desse fruto espinhoso encontrado nos morros na beira do campo onde mandava seus jogos, hoje Bairro Cerqueira Leite. Com isso, o então Vila João Jorge FC virou Juá SEC. Certamente o lateral Vicente Loro, o popular Bugre, foi um dos lendários atletas a vestir a camisa do tradicional time do Jardim Zaíra. Em 1956, Vicente Loro “Bugre” estava na histórica partida realizada em Santo André, quando o Corinthians local foi goleado pelo Santos por 7×1, com um dos gols sendo marcado por um tal Pelé.

Como parte das comemorações pelo 69º aniversário do clube haverá uma partida amistosa envolvendo as equipes veteranas do Juá e do São João FC, com início previsto para as 08:30. O jogo festivo será a preliminar da final da III Copa Zaíra de másters que reunirá Mocidade FC x CA Itapeva, no campo do Juá. Os troféus farão homenagem ao esportista mauaense Jobel Mendes Filho, que também atuou pelo tradicional clube aniversariante.

Uma das primeira formações do Juá, ainda Vila João Jorge FC. Em pé, da esquerda para direita: Jeremias, Ernesto, Dinão, Milton, Talin, Bugrão, Américo, Ville Passine, José Stella e Nhéco (Ismael Viana de Freitas). Agachados: Mingão, Xavier, Landão, Clide, Ditinho, Adolfo Leardini e Carlinhos. Antigo campo do Juá, atual SESI 079. Data: 1954. Acervo pessoal de Celso Stella.