Neste sábado, às 17h, acontece a grande final da Libertadores da América, no Maracanã. Palmeiras e Santos, donos das melhores campanhas desta edição do torneio, prometem fazer deste um dos capítulos mais grandiosos da rivalidade entre as equipes.
O time da Vila Belmiro busca ser o maior campeão da competição no país, se vencer será tetra – foi campeão em 1962, 1963 e 2011 -, enquanto o time do Allianz Parque – antigo Palestra Itália – foi campeão em 1999, buscando seu segundo título no torneio. Esta será a quinta vez que ambas as equipes chegam à final da maior competição do continente.
O Palmeiras, dono da melhor campanha em pontos, chega à final após desbancar Guaraní, Bolívar e Tigre na fase de grupos, e no mata-mata, passou por Delfín, Libertad e o tão temível River Plate, atual campeão e maior candidato ao título.
Já o Santos, tem a segunda melhor campanha e deixou para trás na fase de grupos Defensa y Justicia, Olimpia e Delfín e nas eliminatórias, bateu 3 equipes copeiras LDU, Grêmio e Boca Juniors.
Nesta temporada as equipes se enfrentaram três vezes. Dois empates – 0x0 pelo Paulista e 2×2 pela segunda fase do Brasileiro -, e uma vitória do Palmeiras, 2×1 na primeira fase do campeonato nacional.
Para esta grande decisão ainda há incertezas sobre escalações, ainda mais pelas últimas apresentações de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro, porém a expectativa é de uma partida com muita emoção e estratégia do começo ao fim, entre duas equipes que almejam apenas uma coisa “A Glória Eterna”.
E aí? Algum palpite para a partida?