Projeto “Talibã” reúne desportistas de Mauá em belo trabalho envolvendo futebol e solidariedade

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

29 de Janeiro

A nomenclatura escolhida pelos fundadores do projeto pode inicialmente assustar os desavisados, achando que aquele grupo de amigos praticantes de futebol nos campos de várzea mauaense poderiam pertencer a alguma célula terrorista ligada ao grupo Al-Qaeda e ao seu finado líder Osama bin Laden. Mas fiquemos tranquilos, pois os “Talibãs” de Mauá são apenas homens e mulheres trabalhadores da cidade que aliaram amizade, futebol e solidariedade aos sábados pela manhã.

A fundação do “Talibã” ocorreu em 15 de janeiro de 2015, mas seu surgimento está relacionado à divergências e brincadeiras ocorridas dentro de um grupo de whatsapp da várzea. Numa dessas “divergências”, um dos membros (o Wagnão) resolveu montar outro grupo, só com os monstros da várzea mauaense, com os caras mais loucos, intitulado “Talibã”. Para acalmar os ânimos, os grupos novamente se uniram em jogos festivos entre os membros de vários clubes amadores da cidade, em rodízio de campos e como forma de apresentação de suas respectivas sedes para os demais agremiações amadoras da cidade.

O primeiro jogo festivo envolvendo os “Talibãs” foi contra um combinado do tradicional Mocidade FC, do Jardim Zaíra. Após esse primeiro jogo, os organizadores resolveram utilizar aquele encontro de amigos como forma de arrecadar alimentos e ajudar as pessoas, muitas vezes presentes nos próprios jogos na condição de observadores/torcedores (o futebol de várzea como sempre cumprindo seu papel de lazer e recreação ao alcance do povo pobre e trabalhador de Mauá).

Reunidos sempre aos sábados pela manhã (tendo como posto de arrecadação o campo do São João FC), os “Talibãs” de Mauá já entregaram mais de 4500 cestas básicas em seus cinco anos de existência; só neste início de 2021 foram 23 famílias beneficiadas. Atualmente a diretoria do Talibã é composta pelos seguintes membros: Alex Pé de Ferro (São João FC), Robson (GR Jd. Anchieta), Macário (EC Astrovilla), Japonês (Dínamo FC), Rui (EC São José), Clebinho (EC Nova Esperança), Gomes (EC Jd. Hélida), Amaral (Vila Tavares), Nando (SE Cruz de Malta) e Gaba (Vila Ana). Alex Pé de Ferro, presidente do São João FC, também é o presidente dos “Talibãs” mauaenses. Parabéns aos combatentes da fome e aos guerreiros da solidariedade.

Projeto Talibã reúne diversos jogadores, de diversos clubes e em vários campos de futebol de várzea de Mauá em torno de um objetivo comum: lutar contra a fome e ajudar aqueles que mais precisam numa união entre o futebol e as causas sociais. Foto: Divulgação Facebook. Data: 2020.