Governo lança plataforma com informações detalhadas sobre os municípios paulistas

Página eletrônica da Fundação Seade traz dados demográficos, econômicos, educacionais e de saúde sobre cada uma das 645 cidades do Estado de São Paulo; acesso pode ser feito por qualquer pessoa, sem necessidade de cadastro prévio

A Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados, vinculada ao Governo de São Paulo, disponibilizou uma plataforma interativa de consulta de dados sobre as 645 cidades do Estado. Trata-se do Seade Painel, que pode ser acessado por meio do link: https://painel.seade.gov.br/municipios. Todas as informações estão dispostas em painéis com gráficos, tabelas e mapas, e agrupados em cinco tópicos: População, Economia, Emprego, Saúde e Educação.  

“Para os municípios, esses dados são extremamente relevantes, além de servirem como base de estudos, tanto escolar quanto para o expediente da administração pública. Vale ainda frisar que a plataforma é democrática, voltada para a utilização de todos os interessados, sendo ainda de fácil interação. E, não menos importante: todas as informações são seguras e oportunamente atualizadas”, observa o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela interlocução do Governo de São Paulo com as cidades.  

No tema População, o Seade Painel abarca dados sobre a população total das cidades, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa etária, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio. Já no item Economia, há informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, o PIB per capita, a distribuição da riqueza material entre Indústria, Serviços e Agricultura, o valor das exportações e das importações, e a produção agropecuária local.  

Elementos acerca da evolução do emprego formal das cidades e do rendimento médio, segundo o grau de escolaridade e o setor de atividade, também podem ser acessados no portal da Fundação Seade, na aba Emprego. No campo Saúde, o internauta encontra o número de leitos hospitalares, de médicos e de enfermeiros que atuam em âmbito municipal, bem como o quantitativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e do setor privado.  

Na temática Educação, há conteúdo sobre matrículas das redes municipal, estadual e particular; além de taxa de ocupação em creche, pré-escola e ensino fundamental e médio. Números alcançados pelas cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os anos de 2015 e 2019 também são facilmente encontrados no site.  

Para acessar o Seade Painel não há necessidade de cadastro. De fácil acesso, o portal é intuitivo e, também, de simples manuseio.