Américo Scucuglia apresenta pacote de projetos para a GCM

O vereador Américo Scucuglia (PTB) protocolou junto à Câmara Municipal pacote de medidas que visam a valorizar os GCMs (Guardas Civis Municipais) e garantir serviços de melhor qualidade à população. As proposituras seguem em linha com os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

Entre as medidas o reajuste do vale-refeição dos policiais municipais para R$ 25 diários. O valor está fundamentado em pesquisa de mercado para que garanta minimamente uma refeição adequada a estes servidores municipais.

Outra proposta pede ao Executivo que inicie estudos para a implantação de um fundo de amparo e assistência aos guardas. “Hoje, quando um GCM se envolve em alguma ocorrência, em especial com uso de arma de fogo, ele deve pagar do próprio bolso a assistência jurídica. Com a propositura, essa responsabilidade passa a ser do município. A indicação ainda pede outros tipos de auxílios, tais como médicos e de assistência social”, explica Américo Scucuglia.

Dentro do pacote de proposituras, Américo pede melhorias salariais para os guardas que realizam a chamada “atividade diferenciada”. Os ganhos devem ter como base 50% a mais no valor dos dias trabalhados aos sábados e de 100% nos domingos e feriados. Os cálculos devem ser realizados de acordo com o salário mensal, no entanto, com valor mínimo de R$ 235 garantido. A medida equipara os ganhos aos dos policiais militares (força do Estado, mas que recebe extras do Município) pela “atividade delegada”.