Podem participar artistas da cidade que atuam em qualquer segmento das artes
O Coletivo Noisetupi está com inscrições abertas para o projeto Webmuseu Noisetupi – Galeria Virtual da Cultura Digital Andreense. A convocatória, aprovada pela Lei Aldir Blanc pelo Fundo de Cultura do Município de Santo André, é destinada a artistas da cidade que atuam em qualquer segmento das artes. Inscrições até 14 de março no link: http://noisetupi.com.br/webmuseu/. Os selecionados integrarão a mostra inaugural do ambiente.
Segundo o idealizador, Ricardo Palmieri, o Webmuseu Noisetupi é uma plataforma cultural construída em realidade virtual no território da internet, que visa abrigar projetos e obras em formato digital realizados por fazedores de cultura.
As inscrições deverão ser realizadas em caráter de propostas individuais ou de coletivos de arte e cultura. Para tanto os interessados devem preencher o formulário com questionário e os links da obra (inédita ou não). Podem ser inscritas performances, vídeos, animações, espetáculos, shows, intervenções poéticas, dentre outras formas de expressão passíveis de integração digital. Os materiais serão recebidos e avaliados por equipe curatorial e o resultado dos projetos aprovados será divulgado no site do Webmuseu no dia 20 de março de 2021. A ideia é mobilizar artistas e agentes dos setores afins.
Os trabalhos selecionados nesta primeira etapa receberão suporte técnico de adaptação de suas propostas no formato necessário para serem acomodados no ambiente, e ficarão expostos com visitação aberta no período de um ano. Os selecionados terão sua autoria e liberdade criativa preservadas. Não serão fornecidos prêmios, cachês ou similares para os trabalhos selecionados pois o projeto não possui nenhum tipo de patrocínio privado.
O Coletivo encoraja propostas vindas de outras localidades do ABC para fazer parte de nosso banco de projetos, ressaltando que nesta seleção inicial, apenas projetos de artistas andreenses (nascidos ou residentes) serão contemplados. Em breve teremos também outras convocatórias com temas e recortes abertos para artistas e fazedores de cultura que não tenham relação com o município de Santo André.