Graças ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve nulas todas as sentenças no STF e movidas pela Lava Jato do Juiz Sergio Moro e companhia, resgatando também de quebra o direito de concorrer à presidência da República em 2022, contra o seu atual algoz político, o presidente Jair Bolsonaro.
Não sei se é boa ou ruim a notícia, visto que, tudo o que foi dito sobre as falcatruas do ex-presidente, não estão nulas, mas, ganharam mais tempo para serem fiscalizadas e/ou juntadas corretamente agora pelo STF, é a segunda chance que a justiça terá para levar ao banco dos réus o ex-presidente.
Que o atual presidente Bolsonaro não se engane que não lhe possa acontecer o mesmo depois de 2022, e ir parar na justiça por todas as barbáries que cometeu em nome de seu negacionismo e sua arrogância em admitir que estava errado ao tratar a população brasileira que não comunga com seus ideais políticos e rasteiros, como que somente serve para atrapalhar seu governo recheado de trapalhadas e mentiras.
Só não é tratado deste modo, seus seguidores, àqueles que comungam com suas ideias, mesmo elas indo contra a ciência e o bom senso e desprezadas que foram por todos os governantes que tratam o país, como um pária por causa de seu desgoverno e seus principais auxiliares com capacidade duvidosa para ocupar alguns cargos governamentais.
São Bernardo aprende
Isso mesmo, se não é por bem, tem de ser a força. Esse é o método que o prefeito de São Bernardo – Orlando Morando achou para colocar um freio na população que não gosta de respeitar as leis estaduais, muito menos as municipais. Morando, decretou o lockdown noturno na cidade, e ninguém pode circular nem a pé nem de carro, pelas ruas após as 22 horas até as 05 horas da manhã. Essa lei é estadual e foi implantado pelo Plano SP contra a pandemia do coronavirus. O que parece, é que muitos moradores acharam que era brincadeira e tiveram seus veículos apreendidos pela segurança do Município, a GCM e a PM. Medida é para conter o avanço do Covid-19 na cidade que tem quase 100% dos leitos de UTI ocupados. Leitos estão quase 100% ocupados em todo o Estado de SP.
Enquanto em São Caetano…
O prefeito interino Anacleto Campanella entrou na justiça pedindo que a cidade retorne a fase Laranja do Plano SP contra a Covid-19, na contra mão de todas as cidades da região, onde daqui a pouco começam a morrer moradores pela falta de leitos de UTI, com casos gravíssimos em Ribeirão Pires e Mauá, que buscam soluções junto ao Estado porque a situação já é sustentável. Na contramão, o comércio, está a todo vapor, e a fiscalização mais abrangente da GCM, PM e da própria prefeitura é afrouxada e em muitos casos, são nulas. Até a Câmara Municipal parece que não segue os ditames da prefeitura, porque fechou as portas ao público na última terça-feira e só deve abrir após determinação do Governo do Estado. A aglomeração em comércios foi irresponsável, o que pode causar em bem pouco espaço de tempo, excessos de novos casos de covid na cidade. Se São Caetano tem sobra de leitos, poderia ser solidária e ceder alguns as cidades vizinhas que passam por graves problemas.
Santo André, lacra
O prefeito Paulo Serra e sua política de atendimento aos anseios da população e do Estado, estão dando certo e colocando a população dentro de suas casas a partir das 22 horas. Agora quem quiser sair as ruas após este horário, só se for a pé, porque coletivos municipais estão proibidos de circular a partir destes horários em toda a cidade. As medidas valem para as empresas e linhas municipais da SA Trans e medida vai afetar até a circulação de pessoas entre alguns bairros não servidos pelas linhas que ficarão sem a opção de transporte. Nada mais justo. Enquanto isso, os comércios que se arriscam a abrir em horários não permitidos são lacrados e multados. Desobediência a leis levam a punição da população e dos comerciantes. Essa medida é irreversível e permanecerá até o dia 19 de março de acordo com o prefeito Paulo Serra.