Cantinho do Zezé – 17/04/2021

Nosso noticiário semanal, num passado que já vai bem distante relembra a conquista espetacular da Sociedade Esportiva Palmeiras, na famosa época das cinco coroas

Em 22/07/1951, há quase sete décadas, o Estádio Mario Filho, Maracanã, recebia as equipes da Juventus/Itália e Sociedade Esportiva Palmeiras. Com arbitragem de Gaby Tordian adentraram a cancha as seguintes equipes:

S.E. Palmeiras = Fabio, Salvador, Juvenal, Tulio, Luis Villa, Dema, Lima (Ponce de Leon) (Canhotinho), Liminha, Jair da Rosa Pinto, Rodrigues.

Juventus/Itália = Viola, Bertocceli, Mari, Parola, Bizzotto, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen, Praest.

Empate de 2×2 gols de Liminha e Rodrigues para o alvi verde. Karl Hansen e Praest para os juventinos. Renda da partida CR$ 2.783.190,00. Para os esmeraldinos matarem as saudades de seus astros ilustra a matéria uma das formações de 1951. Eis as composições das cinco coroas alvi esmeraldinas: 1950 Campeão da Taça Cidade de São Paulo, 1950 Campeão Paulista, 1951 Campeão do Torneio Rio/São Paulo, 1951 Bi-campeão da Cidade de São Paulo, culminando com a conquista, os dados do lendário Estádio Mario Filho (Maracanã). Homenagem do Cantinho do Zezé Memórias/Jornal Imprensa ABC. Nostalgia esportiva dedicada a todos os palmeirenses.

Hoje, nas tradicionais figurinhas, homenageamos a formação do Azulão

Datada de 2003 com os seguintes atletas a saber: Silvio Luis, Marlon, Serginho, Dininho, Zé Carlos, Marco Aurélio, Fabio Santos, Capixaba, Adhemar, Marcinho, Elivelton, Luiz Silva Filho, Paulinho, Ramalho, Mineiro, Mateus e Anaílson, que brilharam pelo Azulão. 60 jogos com 27 vitórias, 16 empates, 17 derrotas, gols pró 79, sofridos 49, 30 gols de saldo positivo. Marcinho com 15 gols naquela oportunidade foi o artilheiro, lembrando que no ranking de gols, Marcinho ostenta a segunda posição.

Na parte técnica do Azulão na temporada 2003 revezaram-se os técnicos Mario Sergio Pontes de Paiva de saudosa memória, Nelsinho Baptista e Adenor Leonardo Bacchi “Tite”. No extraordinário mundo do futebol profissional, Jornais A Voz do ABC, Imprensa ABC e Cantinho do Zezé Memórias de 31 anos da AD São Caetano, rende tributo pela magnitude da temporada 2003. Traduzida das memoráveis campanhas do Azulão!

Nota da redação: na próxima edição estaremos homenageando o talento esportivo de Jose Wellington da Silva Aranha “Leto”, Everton Ribeiro (CR Flamengo), Diego e Kleber, recordistas do Azulão com 100 partidas. Já somam 37 atletas que obtiveram esse laurel.

José Pires Maia “Zezé”, Colunista Esportiva

José Pires Maia "Zezé"

José Pires Maia "Zezé"

Articulista da coluna "Cantinho do Zezé", que traz o melhor do futebol nostalgia, contando histórias dos mais diversos clubes que abrangem a região.