Sacadura Cabral avança na regularização fundiária

Nesta última quarta-feira (26), foi realizada vistoria para acompanhar a realização do cadastramento e coleta de cópias de documentos dos moradores

A Prefeitura de Santo André iniciou mais uma etapa do processo de regularização fundiária da Vila Sacadura Cabral, o cadastramento e coleta de cópias de documentos dos moradores que serão encaminhados ao Cartório de Registro de Imóveis.

Representantes da administração municipal e do Governo do Estado de São Paulo fizeram uma vistoria no bairro para acompanhar as ações relacionadas a esta nova fase. Estiveram presentes o vice-prefeito Luiz Zacarias, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rafael Dalla Rosa, e o secretário executivo da Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni.

Dentre as etapas da regulação fundiária, já foram realizadas a divulgação para a população e identificação de todos os imóveis existentes na área (selagem). A iniciativa conta com uma equipe técnica formada por arquitetos, engenheiros, advogados e assistentes sociais que desenvolvem todas as atividades previstas na legislação. Essas atividades em conjunto são realizadas tanto no escritório quanto na própria área em questão.

O secretário executivo da Habitação do Estado de São Paulo falou sobre a etapa em andamento. “Momento de felicidade. Estamos na etapa de finalização do cadastro de mais de 45 anos de espera para regularização fundiária do Sacadura Cabral. Temos a equipe da Prefeitura e do Estado trabalhando em conjunto para finalizar este cadastro, ir para cartório e entregar estes títulos de propriedade para a população no máximo até o primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou Marangoni, que está à frente do programa Cidade Legal.

Todas as informações inseridas no cadastro são colocadas em uma listagem, que será enviada ao Cartório de Registro de Imóveis. Assim, no mesmo momento em que o registrador abrir uma matrícula para cada um dos lotes identificados, ele fará também o registro da posse ou da propriedade diretamente no nome do morador.