Secretaria de Cultura de São Bernardo recebe trabalhos de artesanato premiados

De maneira organizada e cumprindo todos os cuidados sanitários, os 37 artesãos premiados pelo Edital 9 – Prêmio Mostra de Artes – Artesanato, da Lei Federal Aldir Blanc, entregaram, entre os dias 19 e 20 de maio, as obras selecionadas para a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo. Os trabalhos irão compor a Mostra de Artesanato a ser realizada a partir do dia 26 de junho, no Casarão da Chácara Silvestre, local que abriga o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais.

Criado prioritariamente para fornecer um apoio emergencial aos artesãos do município, o Edital de Artesanato teve importância providencial para a categoria neste período em que, em virtude da necessidade de isolamento decorrente da pandemia do coronavírus, não lhes foi possível a exposição e venda dos produtos nas feiras de artesanato e demais locais tradicionais. Além disso, também havia o agravante de que a maioria dos artesãos não tinha a prática de venda on line.

O Edital também revelou uma gama de artistas de qualidade e de como a classe de artesãos é composta. Uma das primeiras revelações é de que as mulheres são a maioria, com 33 dos 37 artistas selecionados na mostra. Também foi possível constatar que as artesãs mais velhas tendem a ter sua principal fonte de renda no artesanato, ao passo que as mais jovens tendem a ter outras ocupações profissionais concomitantemente.

Outra tendência que se verificou com relação à faixa etária é a das temáticas, uma vez que artesãos mais velhos produzem artigos de caráter utilitário, como cabides e toalhas decoradas, entre outros utensílios; ao passo que artistas mais jovens têm seus trabalhos marcados pela pesquisa e pela prevalência da estética sobre a utilidade. Com relação à origem dessas pessoas, não existe uma predominância, pois os são-bernardenses, mineiros, paulistas de outras regiões, nordestinos e oriundos de outros estados estão bem distribuídos.

A descoberta desse universo de artistas forneceu à Secretaria de Cultura e Juventude a possibilidade de ampliar o seu cadastro de artesãos. Entre os talentos revelados, um dos destaques é a artesã Lauren Barbosa, cujo trabalho é um mini museu, no qual ela recria obras clássicas, como quadros de Van Gogh, Leonardo da Vinci e de outros grandes mestres. Ao lado de muitas outras peças, a obra vai mostrar que o artesanato de São Bernardo é caracterizado pela grande qualidade e diversidade de temas e estilos.