A Prefeitura de Santo André lançou no início da semana a Operação Estiagem 2021, iniciativa que contempla ações de prevenção voltadas ao período do ano em que há menos ocorrência de chuvas. A ação é coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Santo André.
O plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção e resposta a emergências e desastres relacionados à estiagem, visando à preservação da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente, no período em que a umidade relativa do ar é menor e as probabilidades de incêndios em áreas verdes e em moradias localizadas no seu entorno aumentam, principalmente em localidades de maior vulnerabilidade social.
Com a implantação do plano, a ideia é desenvolver um conjunto de ações preventivas, de atendimentos emergenciais, assistenciais e recuperativos para preservar a qualidade de vida dos munícipes e restabelecer a normalidade social.
O plano de contingência para o período de estiagem neste ano possui o objetivo de coordenar ações de educação, prevenção e resposta, otimizando os meios humanos e materiais, provenientes do poder público municipal, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, nas ações geradas pelos efeitos danosos, durante o período de baixa umidade relativa do ar.
A operação ainda leva em consideração o combate à Covid-19, visto que a poluição do ar causada pela baixa umidade do ar e pelas queimadas pode agravar as doenças respiratórias, causando aumento da busca pelo atendimento médico e agravando as condições das pessoas em tratamento de saúde.
Dentre as diversas ações do plano, se destaca a orientação à população quanto às medidas destinadas à promoção e a recuperação da saúde da população, a partir do acompanhamento dos índices de umidade relativa do ar; apoio ao Corpo de Bombeiros com medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndios em coberturas vegetais; sensibilização e informação em relação ao perigo da soltura de balões, queima de resíduos, queima de vegetação em terrenos e lotes, pontas de cigarros acesas, economia de água, entre outros.
Para informações e solicitações, a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199.