O Vereador Marcel Munhoz (Cidadania), de São Caetano do Sul, protocolou Projeto de Lei na Câmara Municipal com o objetivo de fixar critérios para a instituição de datas comemorativas no calendário oficial de datas e eventos do município.
De acordo com o parlamentar, há necessidade de uma normatização que freie o inchaço legislativo no tema, deliberando à votação de datas de acordo com sua grande relevância para a comunidade e cultura presentes no município.
“Um maior controle na proposição de projetos de lei que instituem datas comemorativas será de grande importância para a celeridade dos trabalhos legislativos, desafogando as comissões permanentes da casa, bem como diminuindo o lapso para apreciação de matérias que possuam maior relevância para a sociedade e população do município”, esclarece Marcel.
Na justificativa do projeto, o vereador destaca que o critério de alta significância já é tema abordado em nível federal, por meio da Lei Federal nº 12.345/2010. Além disso, a inserção de comemorações no calendário oficial de datas e eventos do município poderá ser proposto, sem exigência de comprovação de relevância, quando o tema tratar de data já existente no calendário da União.