Será inaugurada em 29 de junho a Mostra de Artesanato Aldir Blanc, que reúne os trabalhos contemplados no Edital 9 – Prêmio Mostra de Artes – Artesanato, da Lei homônima. De acordo com a curadoria da Mostra, esta é uma ótima oportunidade para a população conhecer a criatividade e o talento de 37 artesãos de São Bernardo.
Ao contrário de uma mostra de Arte convencional, na qual as obras buscam chocar o público e fazer pensar, em uma mostra de Artesanato o foco é outro. Busca-se dar um tratamento artístico a utensílios de nosso dia a dia. Assim, peças de tapeçaria, cabides, peneiras e outros objetos de uso cotidiano, mediante um tratamento artístico, passam a ganhar nossa atenção. Dessa forma, os hábitos mais enraizados do povo brasileiro passam a ser tratados pelo viés artístico.
Um aspecto observado na prática do Artesanato é o fato de ser uma modalidade artística extremamente democrática. Entre os expositores estão advogados e demais profissionais com escolaridade de nível superior, bem como artistas populares que tiveram poucas oportunidades de realizar seus estudos. Representa um passatempo para alguns, uma renda extra para outros, ou até mesmo a principal fonte de renda de outros tantos.
Independente de como cada artesão se relaciona com sua arte, há uma coisa que todos têm em comum: colocam sua cultura, imaginação e criatividade em suas obras. O artesão é a pessoa que consegue enxergar em um pedaço de madeira a matéria-prima para uma tábua de carne, em um rolo de barbante o material de confecção de uma toalha de mesa e assim sucessivamente. Isso implica em reconhecer-se nos hábitos corriqueiros, desenvolver o senso prático e até mesmo criar uma alternativa mais ecológica ao consumismo, uma vez que uma sacola artesanal feita em tecido pode substituir de maneira sustentável as sacolas plásticas dos supermercados, por exemplo. Além de sua relação com a criatividade e consumo, o Artesanato também é tradição e herança cultural, podendo até nos trazer a lembrança de nossos antepassados, pela forma como eles utilizavam e se identificavam com muitos utensílios artesanais antigos, idênticos ou semelhantes àqueles que temos em nossas casas, ou encontramos por onde passamos.
E por essas razões todas, o Casarão do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais foi o lugar escolhido para abrigar a Mostra. Fica na Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis. O período de visitação vai até 27 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamento e um protocolo específico para a segurança dos visitantes.
Para agendar sua visita, ligue para 947951451 ou envie e-mail para chacara.silvestre@saobernardo.sp.gov.br.