Objetivo foi apresentar o ensino híbrido andreense, que envolve a aquisição de tablets, chips de internet e uso de plataforma da Microsoft para ensino
Com a pandemia, Santo André se reinventou e sua educação se tornou digital. Exportando as boas práticas aplicadas na cidade, a Secretaria de Educação recebeu na quarta-feira (30/06) uma comitiva da Secretaria de Educação da cidade de Olímpia (SP). O objetivo do encontro foi apresentar o projeto de ensino híbrido desenvolvido pela pasta andreense, que envolve a aquisição de tablets, chips de internet e uso da plataforma Microsoft Teams no ensino.
“Receber a equipe de educação de Olímpia em nossa secretaria para mostrar nosso trabalho e tudo que está sendo feito, é muito satisfatório. Acredito que a Educação se faz com pessoas e as experiências por elas trocadas”, destacou a secretária de Educação de Santo André, Cleide Bochixio.
De acordo com a secretária de Educação de Olímpia, Dalva Coelho, a reunião foi bastante proveitosa. “Momento rico de conhecimento. Me senti em casa e volto para Olímpia com ótimas expectativas e informações enriquecedoras para adaptarmos com a nossa equipe”, pontuou.
Durante o encontro, foi apresentado o modelo de ensino aplicado na cidade atualmente, que ocorre em formato híbrido. Como forma de viabilizar conteúdos e ferramentas pedagógicas para o aprendizado à distância, Santo André reforçou que disponibiliza chips para acesso à internet, de forma gratuita, para mais de 30 mil alunos e professores da rede municipal de ensino.
Além disso, foram destaque da reunião os 8.500 tablets que estão sendo entregues para alunos e professores do 4° e 5° ano do ensino fundamental e para docentes de creches municipais e inclusão, professores, instrutores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte do programa Qualieducação.
Os tablets contam com aplicativos, documentos e sistemas implantados e disponibilizados à distância, garantindo aos alunos e professores o acesso aos conteúdos pedagógicos de forma rápida e eficiente.
Os aparelhos contam ainda com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria entre a Secretaria de Educação andreense e a empresa Microsoft sem custo para o município, que proporciona acesso de todos os alunos e professores da rede, viabilizando o ensino remoto. A plataforma Teams possibilita, por exemplo, que os professores criem salas de aula virtuais, reunindo todos os alunos simultaneamente.
“Santo André hoje é referência no uso de tecnologia para melhoria dos serviços públicos e o projeto do ensino híbrido é um ótimo exemplo disso. Pretendemos agora no segundo semestre avançar com este projeto para os demais anos do ensino fundamental e seguir com esse processo de transformação digital em todas as áreas do governo”, finalizou o secretário de Inovação e Administração de Santo André, Pedro Seno.