Você com certeza já se deparou com diversas táticas para construir boas relações, mas saiba que as pessoas que se comunicam bem e constroem relacionamentos bem sucedidos apresentam certos hábitos em comum. Confira 7 deles agora mesmo.
1. Assumir à frente
Algo deu errado, e todos estão tentando jogar a culpa um para o outro. No fim, não importa quem errou, o que importa é a resolução. Sendo assim, assuma a frente dos problemas e foque no que pode ser concertado.
2. Tenha iniciativa
É fácil ajudar quando alguém te pede auxílio. A maior parte das pessoas faz isso. Contudo, oferecer ajuda ao invés de esperar pelo pedido, isso é raro e apreciado.
3. Responda o que não é perguntado
Muitas vezes te perguntarão algo que tem um contexto muito mais abrangente por trás. “Como fui na reunião?”, quando na realidade a verdadeira pergunta seria “Será que conseguirei aquela promoção?”. Entender o que pode estar por trás de determinadas perguntas ajuda a criar relações melhores e mais sólidas.
4. Saiba quando é hora de recuar
É preciso saber ser sério e divertido de acordo com suas respectivas situações. É preciso entender quando é hora de parar de falar sobre si mesmo, e dar foco ao outro ou a verdadeiro problema. Ter tato é tudo.
5. Prove que se importa com os outros
Elogios, presentes, ações… mostrar que reconhece o esforço alheio ou demonstrar que o outro está em seus pensamentos é como ganhar flores sem ser dia dos namorados. Esse tipo de comportamento aumenta a confiança e a proximidade dos seus relacionamentos.
6. Assuma os erros
Se te questionarem, você pode confessar que fez algo errado ou simplesmente mentir. Poucos relatarão o erro antes de ser “necessário”. Assumir suas falhas prontamente pode evitar problemas futuros além de revelar que você é alguém responsável e digno de confiança.
7. Ofereça constantemente, receba ocasionalmente
Uma relação nada mais é do que uma troca. Você não deve se preocupar sobre o que vai receber, e sim sobre o que pode oferecer. Evite pensar sobre o que você quer, uma vez que você acertará muito mais ao refletir sobre o que o outro pode estar precisando de você.
Agora que você conhece os hábitos daqueles talentosos em construírem relações, o que me diz? Está preparado para a mudança ou para ao menos refletir sobre seu próprio comportamento? Com certeza tirará alguma lição disso.