Bom Prato será instalado em Mauá

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

16 de Julho

Uma boa notícia para a população de Mauá, feito conseguido pelo prefeito Marcelo Oliveira com apoio do Consórcio Intermunicipal do ABC o Bom Prato Mauá. O pedido é antigo e vem desde 2014, e já foram oferecidos vários imóveis para a instalação do restaurante popular na cidade, e nenhum foi aceito pelo Estado para abrigar o equipamento. Agora parece que a coisa deu certo e o Estado fará um aporte mensal de 1 milhão de reais para a sua instalação, enquanto que o município arcará com o resto do custeio. No local a ser destinado para o Bom Prato deverá ser servido diariamente 1.200 refeições e 300 cafés da manhã, ao custo de R$ 1 e R$ 0,50 cada um, respectivamente. No ABC, já existem unidades em São Bernardo e Santo André.

Festas clandestinas, até quando!

Boa parte da população das principais cidades da região, parecem não levar a sério a crise de saúde que está instalada no Brasil e no mundo, desde 2020 e que a ordem é manter distanciamento até ser seguro para tirar máscaras. Isso vem ocorrendo todos os finais de semana, e coibidas pelas fiscalizações das prefeituras da região. Recordes para as cidades de São Bernardo, Mauá e Santo André, cidades em que a tanto a GCM como a Polícia Militar vem tendo mais problemas, mandando para casa ou prendendo proprietários de estabelecimentos comerciais, lacrando estabelecimentos e impondo pesadas multas por desrespeitarem leis municipais e estaduais. Mesmo tendo ampliado o horário no último fim de semana, continuam desrespeitando.

Atraso na vacinação em São Caetano

A Secretaria de Saúde de São Caetano não deve ter feito seu dever de casa direito e cobrado o Governo do Estado no sentido de entrega constante e suficiente de doses da vacina contra a Covid-19 para a imunização de sua população. Várias vezes durante o processo de vacinação o município ficou sem doses e atrasou o calendário estipulado pelo governo paulista, diferente de outras cidades da região como São Bernardo, Santo André e Mauá. Diferente de São Caetano, Santo André já está divulgando a imunização das pessoas com idade acima de 30 anos e não teve nenhum percalço no recebimento das vacinas. É esperar pra ver até quando vai esta morosidade, dos dois lados.

CPI do Natal Iluminado

A tão propalada CPI do Natal Iluminado de 2016, que a prefeitura investiu 1 milhão de reais e não foi feito a contento, segundo o Tribunal de Contas do Estado, e foi reprovada, ainda não teve seu fim decretado e muito menos foi decidido se o ex-prefeito Paulo Pinheiro e o ex-presidente da Associação Comercial de São Caetano, Walter Estevam Junior, teriam de devolver aos cofres públicos o valor investido pela municipalidade, com juros e correção monetária, divulgada insistentemente durante todo o ano passado e agora não mais cobrada pela Câmara de vereadores. O processo todo está no TCE, e o Legislativo deveria cobrar celeridade na votação para ser cobrada a devolução do dinheiro aos cofres públicos. Por que será que nada acontece?

Conforme a vacinação avança…

No Grande ABC, os índices de internação nas UTIs pró covid-19 tem reduzidos nas últimas semanas com o crescimento da imunização da população da região. Diagnóstico foi feito por equipe do Consórcio Intermunicipal do ABC, aponta que o índice é abaixo de 60% nesta semana, e seu pico atingiu em março de 2021 com quase 92% de ocupação. Segundo dados divulgados pelo Consórcio, a região já superou a marca de 1.75 milhão de doses aplicadas.
De acordo com o presidente da instituição regional, Paulo Serra, conforme avança na vacinação adulta e no controle na redução da contaminação, a tendência nota-se é de queda na internação e por conseguinte a redução dos casos de covid-19 como tem acontecido nos últimos dias.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.