No dia 30 de junho a Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou por meio de Edital que uma empresa que tem como objeto social Comercio Atacadista de Armarinhos venceu o processo de licitação para a realização da limpeza e higienização das areias dos parques da cidade, tendo o seu valor estipulado para o serviço de 1 milhão e 396 mil reais. Com isso, o vereador de São Caetano do Sul, Américo Scucuglia Júnior (PTB) vem fiscalizando sobre a limpeza dessa areia e sobre a distribuição do dinheiro público destinado para este procedimento.
Segundo o vereador, a areia superfaturada não necessitaria de valores gigantescos para higienização e limpeza, uma vez que existe desde 2013 uma Lei que obriga a troca das areias de todos os parques de São Caetano do Sul a cada dois anos, além disso, afirma que a Prefeitura conta com em média 12 mil funcionários, em que apenas a compra dos produtos sanitizantes seriam o suficiente para os próprios funcionários aplicarem nos locais necessários.
A empresa vencedora da licitação é conhecida entre as demais prefeituras do Grande ABC, distribuindo, inclusive, enxovais hospitalares para a cidade de Ribeirão Pires, e para o Vereador Américo Scucuglia é de grande valia a fiscalização dos serviços prestados e principalmente sobre o dinheiro público utilizado para essa higienização e limpeza.
“Não sou contra a higienização dos parques, acredito que é extremamente necessária, mas é o meu dever fiscalizar essa ação, como será feita essa limpeza e quais os critérios a prefeitura usará para gastar todo esse dinheiro investido. Achei desnecessária a contratação mediante licitação para fazer limpeza, uma vez que temos funcionários competentes para realizar esse trabalho”, comenta Scucuglia.
Além da fiscalização constante sobre esse serviço de limpeza e higienização das areias nos parques da cidade, o vereador tem em mãos um Requerimento de Informação questionando o Executivo sobre as trocas corretas das areias a cada 2 anos e se essa lei que está em vigor desde 2013 está sendo eficaz e realmente realizada.