O outro representante da região do ABC no Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub 23 na temporada 2021 é o Grêmio Mauaense; a ‘locomotiva’ tenta neste ano superar as dificuldades organizativas internas e apagar a impressão ruim com a péssima campanha realizada ano passado, quando não passou da primeira fase. O Paulistão da Segunda Divisão terá início no próximo dia 22 de agosto, quando o Grêmio Mauaense fará sua estreia diante do Barcelona Capela, na capital. O Grêmio integra o grupo 4 da Segundona ao lado de Flamengo e Guarulhos (ambos de Guarulhos), Barcelona Capela da Capital, Colorado de Caieiras e o tradicional Paulista de Jundiaí.
Para buscar uma das duas vagas do acesso para a Série A3 da próxima temporada, o Grêmio aposta suas fichas na experiência do técnico Zé Roberto (José Roberto Almeida de Jesus), treinador com passagem por equipes como Catanduvense, Corinthians de Presidente Prudente, São José, EC Osasco e Grêmio Osasco. É a segunda passagem de Zé Roberto pelo Grêmio, clube pelo qual atuou como atleta entre 1996 e 1997.
O novo técnico é conhecido por ser um formador de atletas e no Grêmio terá a chance de mesclar jogadores com mais experiência aos jovens oriundos das bases, conforme relata o treinador. “O principal em nosso time é o coletivo, onde buscamos o equilíbrio na formação do grupo. Prefiro valorizar a unidade do grupo, nossa principal ferramenta na difícil missão de buscar o acesso”, observa. Na formação do grupo, Zé Roberto buscou trazer atletas com perfil vencedor, que tenham vontade de crescer dentro do futebol na busca por formar um grupo competitivo e qualificado para a disputa do campeonato.
Sobre o campeonato, Zé Roberto afirma que “as perspectivas são as melhores possíveis mesmo diante das enormes dificuldades existentes; estamos trabalhando não somente para buscar o acesso, mas também para resgatar a credibilidade, o respeito e o profissionalismo necessários para o clube”. O treinador lembra que quando foi convidado para assumir o comando técnico do Grêmio Mauaense, o clube já se encontrava em dificuldades.
Mesmo com toda desorganização administrativa do clube, o time de futebol comandado por Zé Roberto e sua comissão técnica vem honrando as cores do tradicional clube mauaense. “Fechamos uma comissão com profissionais capacitados, honrados e com coragem de trabalhar com entrega mesmo diante das dificuldades; agradeço a parceria de trabalho com o preparador físico Cebola, o treinador de goleiros Rafael, o massagista Val e o Luiz Roupeiro, amigos que tem dado o suporte necessário para a formação do melhor grupo possível para a disputa da Segunda Divisão”, concluiu.