O Governo do Estado de São Paulo está oferecendo a oportunidade de Bolsa Trabalho para cidadãos em situação de vulnerabilidade social no Grande ABC São 60 vagas, com auxílio de R$ 535 mensais, pagos pelo Governo do Estado.
O programa é válido por 5 meses, com carga de 4 horas por dia, cinco dias por semana. As inscrições devem ser realizadas até dia domingo (30), pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Para se inscrever, o morador da região deve preencher alguns requisitos: estar desempregado, ser maior de 18 anos e ter renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo).
Segundo o Governo do Estado, a quantidade de vagas disponibilizadas aos municípios considera a população, índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. Os cidadãos inscritos serão selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com prioridade para mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.
Além da prestação de serviços, os selecionados para o Bolsa Trabalho realizarão curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade, por meio dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador).
Os cursos são Auxiliar de Controle e Estoque; Gestão Administrativa; Gestão de Pessoas; Organização de Eventos; Rotinas Administrativas; Secretariado e Recepção, e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para pessoas que possuem o Ensino Fundamental incompleto.
O programa Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. O Governo do Estado estima que em 2021, o programa impactará cerca de 120 mil pessoas (30 mil bolsas para famílias com aproximadamente quatro membros). O nome dos candidatos selecionados será divulgado entre os dias 8 e 10 de setembro e o início do trabalho está previsto para 15 de setembro.