A Secretaria de Educação de Santo André realizou uma semana de atividades dedicada à obra de um dos maiores educadores do Brasil, Paulo Freire, que completaria 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Como forma de homenagear o legado do patrono da educação, diversos eventos virtuais foram destinados aos professores da rede municipal entre os dias 23 e 27 de agosto. As atividades tiveram cerca de 3.500 acessos por profissionais da pasta.
“Para a Secretaria de Educação, a Semana Paulo Freire foi a forma de expressar nossa gratidão e fazer homenagem a um educador, filósofo e humanista que nos enriqueceu em vida desvelando importante leitura do mundo e que continua a nos enriquecer através da leitura de suas obras”, destacou a secretária de Educação, Cleide Bochixio, ao ressaltar uma das frases memoráveis do educador: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.
A abertura do evento contou com um espetáculo teatral online, inspirado na obra de Paulo Freire, “Maria: Não alfabetizada”. No decorrer da semana, palestras virtuais contaram com a participação de diversos profissionais que estudam com profundidade a pedagogia freiriana e utilizam essa metodologia em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Entre os temas abordados estiveram títulos como “Paulo Freire: por uma educação estética” e “A escola da atualidade: olhares e construções para a Educação Integral”, além de “O menino conectivo: a infância e a adolescência como antologia do ser social em Paulo Freire”.
Dando continuidade à programação, foi destaque a temática “O currículo na Educação Popular”, e encerrando a programação, a palestra “Infância, amor e diálogo em Paulo Freire: contribuições à educação das crianças”.
“A primeira Semana Paulo Freire foi um período de muito aprendizado e reflexão sobre o legado do importante educador brasileiro. Com aproximadamente 3.500 acessos, consideramos o evento um grande sucesso, premiando o lindo trabalho realizado por todos os setores da rede municipal de ensino. Para quem não pôde acompanhar, o link para assistir todo o conteúdo ficará disponível na página do Facebook do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector”, concluiu Cecilia Barbazia, coordenadora de serviços educacionais do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector.