Em outubro o projeto Oficina, parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André com o Museu da Imagem e do Som, oferece três atividades gratuitas. Nos dias 11, 13 e 15, o tema será ‘O cinema brasileiro contemporâneo em 3 atos’ com Bruno Cucio. Nos dias 19, 21 e 22, ‘Reciclagem de Mídias – Video Avatar’ com KaKa. E nos dias 25, 27 e 29, ‘Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator’ com Vanise Carneiro. As oficinas terão transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, sempre das 19h às 21h. Inscrições gratuitas via Sympla.
A oficina ‘O cinema brasileiro contemporâneo em 3 atos’, com Bruno Cucio, visa promover a discussão sobre o cinema nacional a partir do período da retomada nos anos 1990 aos dias de hoje. Os encontros proporão um diálogo entre o contexto sócio, político e cultural e as transformações estéticas que os artistas buscaram como tentativa de representação no período. Assim, o curso passará pelo fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da Ancine no início dos anos 2000, o forte ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.
As atividades serão nos dias 11, 13 e 15. Classificação: 15 anos. Bruno Cucio é graduado pela Faap em Cinema, mestre pelo Departamento de Artes da Unesp e sócio da Travessia Filmes. Desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012. Link de inscrição: http://l.elcv.art.br/abkm.html.
Vídeo Avatar – A oficina ‘Reciclagem de Mídias – Vídeo Avatar’, com Kaka, pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar subsídios para os participantes se aproximarem do contexto midiático. Para tanto, além da reflexão também serão criadas mídias a partir de recombinação de materiais existentes e disponíveis na internet, além de jornais e revistas. Estas produções serão a fonte para os participantes pensarem o mundo, seu lugar nele, e nas informações que consomem.
Os encontros serão nos dias 19, 21 e 22. Classificação: 16 anos. Kaka é filme-designer, educador e programador. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus, galerias e mostras individuais nacionais e internacionais. Link de inscrição: http://l.elcv.art.br/abko.html.
Cinema x Teatro – E a última atividade de outubro será ‘Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator’ com Vanise Carneiro. A oficina traçará paralelos entre as duas linguagens enfocando de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. A partir da analise da presença do ator – corpo/imagem, no cinema e no teatro, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.
As atividades serão nos dias 25, 27 e 29. Classificação: 14 anos. Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema. Cursou bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens e minisséries de TV. Em 2020 recebeu o Prêmio Rota/Cabíria de melhor protagonista feminina por seu primeiro roteiro de curta-metragem no V Rota Festival de roteiro audiovisual. Link de inscrição: http://l.elcv.art.br/abkq.html.
As três oficinas terão transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, sempre das 19h às 21h. Inscrições gratuitas via Sympla. Para Santo André serão oferecidas 50 vagas para cada oficina. O link de acesso para as aulas será enviado automaticamente aos inscritos no email cadastrado na ficha de inscrição. Mais informações: cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br.
A Escola Livre de Cinema e Vídeo é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece um curso livre e gratuito na área de audiovisual. Trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem.