Julgar as pessoas parece inevitável. É só olhar para alguém e imediatamente formamos uma opinião. Contudo, é importante lembrar que não precisamos falar tudo que pensamos. Compartilhar seus julgamentos pode ser um comportamento muitas vezes tóxico e desagradável para as pessoas ao seu redor. Assim, a fim de te mostrar como ser uma pessoa razoável, confira a seguir 3 dicas para praticar e se tornar uma pessoa menos crítica:
1. Julgue mais a si mesmo
Um dos motivos que criticamos tanto os outros é que dificilmente olhamos o suficiente para dentro. Se o fizéssemos estaríamos muito mais ocupados cuidando dos nossos próprios pontos a melhorar do que cuidando ou opinando sobre a vida dos outros.
2. Perceba e reflita sobre seus pensamentos
As vezes a sensação que fica é de que não controlamos nossos próprios pensamentos. De repente percebemos que acabamos de ter um pensamento horrível e ora nos culpados ora expressamos o que pensamos. Se perceber que o comentário ou pensamento é negativo, não opine. Como diria sábias mães: se não tem nada de bom para falar, melhor ficar quieto.
3. Pratique empatia
Muitas pessoas adoram dar opiniões, mas antes de qualquer coisa é preciso ter empatia. É preciso se imaginar na mesma situação tendo a mesma história de vida que a outra pessoa, sem impor sua realidade e passado a ela. Imagine-se no lugar dela e só então tente tirar alguma conclusão.
Outra sabedoria materna é “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”. Dessa forma, se você sabe que é desagradável ter alguém julgando suas ações ou seu estilo de vida, o máximo que você pode fazer é se esforçar para não ser esse tipo de pessoa. Seja um exemplo. Eduque os outros pelo exemplo. Afinal, não temos controle sobre o comportamento do outro, mas o nosso modo de agir é nossa própria responsabilidade.