Os municípios do Grande ABC promoveram, na última semana, atividades educativas com o objetivo de informar a população quanto à importância das medidas de controle do mosquito Aedes aegypti para prevenir a transmissão de dengue, zika e chikungunya.
As ações integraram a Semana Estadual de Mobilização para a Prevenção das Arboviroses, realizada de 8 a 12 de novembro. O objetivo foi engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção das doenças, com destaque especial para o controle da proliferação do mosquito transmissor.
Cada prefeitura desenvolveu estratégias específicas ao longo da semana, por meio das vigilâncias sanitárias e epidemiológicas, conforme as realidades e particularidades dos municípios. As ações incluem visitas de agentes às residências, divulgação de cartazes educativos e medidas de conscientização da população para adotar cuidados básicos e que podem ser feitos diariamente.
O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o objetivo das ações foi de esclarecer como as três arboviroses podem ser prevenidas com atitudes simples.
“Todos devem fazer sua parte para o combate à dengue, zika e chikungunya. Por isso, é fundamental o cuidado permanente com vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, piscinas, entre outros, que se tornam locais propícios para a incidência de larvas. Com a união de esforços e a responsabilidade no combate, podemos vencer essas doenças”, afirmou Paulo Serra.