Público pode se vacinar nas UBSs; nos bairros, agentes de saúde fazem a buscativa
Com a dose de reforço contra a Covid disponível em Mauá às pessoas com 18 anos ou mais que tenham completado o ciclo vacinal há pelo menos cinco meses, a Prefeitura de Mauá alerta a população sobre a importância da segunda dose — cerca de 40 mil munícipes ainda não voltaram aos postos para concluir a proteção completa da vacina. É fundamental verificar no comprovante a data para a nova imunização.
Uma das ações da gestão para garantir a aplicação é a buscativa. Os agentes comunitários de saúde das 13 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) que têm como modelo assistencial exclusivo a Estratégia Saúde da Família irão bater de porta em porta em busca dos atrasados. Até esta terça-feira (23/11) foram aplicadas 285.262 segundas doses na cidade.
A imunização ocorre de segunda a sexta-feira nas 23 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 16h – Magini, Flórida e Zaíra 2 funcionam até as 20h. É fundamental apresentar o comprovante de vacinação e documento com foto (CNH ou RG).
Munícipes com 18 anos ou mais que tomaram a primeira dose do imunizante da Pfizer há 21 dias já podem receber a segunda — o prazo era de 56 dias. Se o intervalo for superior a três semanas, a pessoa também estará apta para a segunda aplicação.
O prazo para jovens de 12 a 17 anos continua sendo de 56 dias (8 semanas). Maiores de 18 anos imunizados com AstraZeneca podem tomar a segunda dose em 56 dias, exceto aqueles com viagem para o exterior, que podem receber a vacina em 28 dias, desde que comprovem a rota.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for se vacinar. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.