Professor Jander Lira apresenta o Relatório da Comissão do Abono

O presidente da Comissão Especial sobre o Abono da Educação, o Vereador Professor Jander, já finalizou seu relatório e irá apresentar aos demais vereadores para aprovação.

Após as audiências públicas, que escutou tanto os professores e funcionários da Educação, como também os gestores da Prefeitura, incluindo a Procuradoria e Fazenda Municipal, o Professor Jander afirma que foi um desastre econômico o ano de 2020 para os profissionais da Educação, diante do Decreto Federal 173/2020 que proibiu que os bônus, abonos ou benefícios de qualquer natureza fossem concedidos pelos municípios aos seus funcionários públicos.

Jander comenta que nas Audiências Públicas ouviu relatos e tem conhecimento de como todos os Profissionais da Educação foram afetados pela falta do Abono, justamente num período onde os professores se esforçaram muito mais para continuar a difícil tarefa de ensinar os alunos que estavam no ensino remoto e outros em modo presencial, inclusive comprando equipamentos, câmeras, computadores, investindo em sua conexão de internet residencial mais rápida para ministrar as aulas.

Em sua conclusão, Jander afirma que é necessário uma “lei definitiva para a concessão do abono aos profissionais da Educação e atualização dos valores”, para reconstituir as perdas deste ano e corrigir os valores para o Abono de 2021, bem como avançar nos estudos da “incorporação do abono aos salários dos profissionais da Educação”. É necessário também a Prefeitura apresentar o “Programa de Cargos e Salários”, concluiu o Professor Jander.