Através do chamamento público, a organização irá selecionar números circenses de artistas de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para compor a programação do evento e será oferecida uma ajuda de custo aos participantes.
Até o dia 19 de fevereiro de 2022 (sábado), artistas circenses maiores de idade e residentes dos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra podem se inscrever para compor a programação do 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá, que será realizado pelo Coletivo Cirkospício e pelo Espaço Cultural Circo Lunar, através do Programa de Ação Cultural ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 46/2021.
Podem se inscrever artistas solos, duplas ou grupos de qualquer modalidade circense, com números inéditos ou não. Será oferecida uma ajuda de custo para os participantes durante o festival, com um valor que será estipulado de acordo com a quantidade de inscrições e números selecionados.
As inscrições são gratuitas e para participar da seleção é necessário enviar um vídeo do número circense na íntegra, além de preencher o formulário de inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccvaDOUKrw54lvXQxNRSX_IhWGIPfSPYfPwypoZyYrhX1eDQ/viewform
A curadoria do festival será realizada por profissionais do circo atuantes nas três cidades e o resultado da seleção será divulgado até o dia 21 de março (segunda-feira), nas redes do Coletivo Cirkospício @cirkospicio e do Espaço Cultural Circo Lunar @espacocircolunar.
O 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2022, com ações presenciais no Espaço Cultural Circo Lunar, que fica na Rua Otávio Polidoro, 11 A – Vila Assis Brasil, Mauá – SP, e em espaços culturais públicos do município.
Além de convidar a população das cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra para um momento de aproximação com o circo através de uma grande e divertida experiência, o 1º Encontro de Artes Circenses de Mauá busca fomentar a formação circense profissional na região, além de promover um grande diálogo criativo entre artistas dessas cidades.
Durante seus três dias de duração, o evento oferecerá oficinas gratuitas de diferentes modalidades circenses com importantes profissionais da área, roda de conversa sobre temáticas importantes para o atual contexto do circo brasileiro, apresentação de espetáculos e números circenses.
O evento será realizado pelo Coletivo Cirkospício, em parceria com o Espaço Cultural Circo Lunar, através do Programa de Ação Cultural ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 46/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Para mais informações acompanhe o instagram do Coletivo Cirkospício (https://www.instagram.com/cirkospicio/) e do Espaço Cultural Circo Lunar (https://www.instagram.com/espacocircolunar/).