Vereador Caio Salgado sugere a criação de inventário arbóreo para São Caetano do Sul

Preocupado com o meio ambiente, Caio Salgado protocolou Projeto de Lei para instituir no Município o “Inventário Arbóreo de São Caetano do Sul”.

O objetivo do projeto é promover o mapeamento, quantificar, qualificar e identificar as espécies arbóreas urbanas do município. Além disso, deverá armazenar todos os dados relativos às espécies, como a localização da árvore, largura do passeio público, distância da árvore até o meio fio, interferência no trânsito e na rede elétrica, entre outros. Podas, condições das raízes e a presença de pragas e doenças são necessidades que também farão parte deste inventário, no qual poderá antecipar possíveis quedas de árvores e outros riscos, associando diversas informações, para que as medidas preventivas em cada caso sejam tomadas.

“Os inventários são essenciais para localizar os pontos corretos de plantio, identificar necessidades de manejo e localizar riscos relacionados às árvores que estejam necessitando de reparos ou remoção. Outro ponto importante a se falar é o de identificar o porte das árvores implantadas na cidade, se está adequado ou não para a largura do passeio, se a distância da iluminação pública, dos hidrantes e esquinas está correta, entre outros fatores”, explica o parlamentar.