São Paulo está pronto para fornecer dez milhões de doses da Coronavac à Saúde

Instituto Butantan encaminhou proposta e aguarda Ministério da Saúde; novas doses vão reforçar imunização de crianças em todo o país

O Estado de SP está preparado para realizar a entrega imediata de 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde, divulgou na última quarta-feira, em entrevista coletiva o governador João Doria. O Instituto Butantan já colocou as vacinas à disposição do Governo Federal para reforçar a imunização de crianças, na faixa etária de 6 a 17 anos, contra a covid-19 em todo Brasil.

“O Instituto Butantan tem disponibilidade de fornecimento imediato das doses da vacina Coronavac, para as crianças de outros estados brasileiros. E aqui em São Paulo podemos ver a aceleração que felizmente conseguimos dar na imunização de crianças”, frizou Doria.

A aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes foi aprovada pela Anvisa no dia 20 de janeiro, e na última quarta-feira (2), o Instituto Butantan encaminhou ofício ao Ministério da Saúde com a proposta de fornecimento de 10 milhões de doses do imunizante pediátrico com entrega imediata porque já estão envasadas e certificadas pelo controle de qualidade do instituto. Outras 2 milhões de doses podem ser entregues dentro de até 25 dias da assinatura do contrato. O documento foi enviado em resposta a consulta da própria pasta federal.

Em 2021, o instituto forneceu 100 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), encerrando o contrato antes do tempo previsto, em meados de setembro. A Coronavac foi a primeira vacina aplicada no país e garantiu a proteção dos grupos mais vulneráveis ao vírus, os idosos e profissionais de saúde.

O Butantan informou ter capacidade para atender a qualquer outra demanda de Coronavac, vacina produzida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, com cronograma previamente definido.