Santo André lança calendário oficial como Cidade Sul-Americana do Esporte

Evento no Complexo Pedro Dell’Antonia contou com a presença de estrelas do esporte andreense

Dando continuidade aos eventos oficiais em função do título de Cidade Sul-Americana do Esporte, concedido pela Aces Europe no final de 2021, a Prefeitura de Santo André realizou um grande evento na quarta-feira (23) na nova quadra principal, denominada Lais Elena Aranha, do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. O equipamento esportivo que salvou tantas vidas na luta contra a Covid-19 funcionando como Hospital de Campanha volta a servir o esporte da cidade.

A cerimônia contemplou o lançamento do calendário oficial que ocorrerá até junho de 2023, somando cerca de mil ações esportivas nas mais variadas áreas. A festividade trouxe a presença dos representantes da Aces Europe e Aces América do Sul, que entregaram ao prefeito Paulo Serra a bandeira oficial da entidade estrangeira, além da presença de importantes figuras esportivas que são os embaixadores do esporte na cidade.

O prêmio é um selo de excelência de gestão esportiva que conta com a chancela da União Europeia, por meio do Parlamento Europeu. Santo André receberá oficialmente a premiação na cidade de Turim, na Itália, no dia 21 de março.

Na última segunda-feira (21) ocorreu o Fórum Municipal de Entidades Esportivas, que contou com debate aberto sobre a programação e calendário do ano, os planos para o esporte andreense em 2022, e também a discussão sobre possíveis ações conjuntas, trazendo eventos por meio de parcerias.

Prêmio

Todo o processo para a conquista do título passou por um dossiê completo com todas as atividades e ações esportivas da cidade, defesa da candidatura, entre outras formalidades. Seguindo conformidade e consonância com o Manifesto Aces Europe, as ações da cidade de Santo André serão idealizadas com base em oportunidades inclusivas; novos locais para uso do esporte; lazer para toda a cidade; eventos inspiradores e acolhedores; incentivo à prática física; educação em relação à qualidade de vida e hábitos saudáveis; educação em relação ao jogo limpo (fair play), além de educação moral via esporte.

Também fazem parte das ações integração de áreas do conhecimento com o Esporte; movimento em toda cidade e para todos; esporte de base e rendimento conectados e representando a cidade em mais modalidades; esporte paraolímpico iniciante e competitivo; esportes para todas as idades; cuidado com a terceira idade; diversidade e acolhimento para todos os gêneros; diversão e entretenimento pelo esporte e ainda eventos e oportunidades abertas com vivências e atividades.