Pessoas sem sintomas podem fazer o exame em sete serviços de saúde
A pandemia da Covid ainda não terminou e a prevenção é fundamental. Para evitar o aumento de casos, identificando possíveis contaminados com o coronavírus, a Prefeitura de Mauá está realizando uma ação de testagem. A iniciativa começou no pós-Carnaval e se estenderá até 17 de março.
Munícipes que não apresentam sintomas, mas acreditam ter tido contato com pessoas infectadas, seja no feriado prolongado ou em outras situações, podem se dirigir a um dos sete serviços de saúde que estão oferecendo o procedimento.
Os testes vêm sendo realizados de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Primavera, Flórida, Magini, Zaíra 1 e Feital.
Também estão disponíveis no CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá) e CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), durante a semana, das 9h às 16h. Nos sete endereços, a testagem é para pessoas com 12 anos ou mais.
Pessoas com indícios de síndrome respiratória, de todas as idades, seguem sendo testadas nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), que funcionam 24 horas. Desde 3 de março foram realizados 656 exames, com 2,6% de resultados positivos.
A Prefeitura vem promovendo medidas de enfrentamento ao coronavírus, como a ampliação dos leitos de UTI Covid, contratação de médicos e a intensificação da imunização.
Mauá já aplicou quase 900 mil vacinas, com 59% das crianças de 5 a 11 anos tendo recebido a primeira dose ou única.
Os bons indicadores não significam que as pessoas possam relaxar com os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus. Entre as precauções estão o uso correto da máscara, utilização do álcool em gel e distanciamento físico, além de se evitar aglomerações.