Órgão terá a participação de representantes da gestão, de Conselhos Municipais e de instituições de ensino e de classe
Mais um passo na promoção da igualdade racial no município de Diadema pelo prefeito José Filipi, foi a criação do Comitê de Saúde da População Negra, que já realizou a primeira reunião do grupo na última quarta-feira (11), reunindo representantes da saúde, das Coordenadorias, dos Conselhos Municipais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Diadema) e instituições convidadas.
A iniciativa pioneira na cidade é fruto de várias ações já implantadas na atual gestão, entre elas, o Plano Municipal Decenal de Promoção da Igualdade Racial de Diadema, com metas para curto, médio e longo prazo.
A secretária municipal da saúde, Dra. Rejane Calixto, reforçou que, com a criação do Comitê, o município fortalece ações no rumo de efetivar essa política no SUS. “Apesar de estarmos vindo de uma pandemia e de termos encontrado a saúde totalmente desestruturada, desde o início da gestão o nosso compromisso foi de colocar em prática aquilo que vínhamos discutindo e que está no Plano de Governo, que é tornar a cidade mais justa e mais humana para todos. A constituição desse Comitê é fruto de muito trabalho que vem sendo construído não só com a equipe da saúde, mas também com apoio da Coordenadoria e de outros parceiros”.
Já, Márcia Damaceno, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lembrou que a criação do Comitê é uma luta de muitos anos. “A nossa cidade, pelo último Censo, é uma cidade negra, composta na maioria de mulheres. Temos uma responsabilidade com essa população. E sabemos que esse segmento, na saúde, sempre ficou à margem. Agora ter esse olhar, cuidadoso e humanizado, vai ajudar a resolver a questão do racismo institucional que enfrentamos. Vida longa e que esse comitê trabalhe bastante, porque o desafio da saúde é enorme”.
Gergezio Andrade Souza, representante do Coren-SP, elogiou a iniciativa. “É um prazer participar desse momento e ressalto que o Coren-SP está à disposição de Diadema para todo o apoio que o município precisar”, afirmou.
Na primeira reunião, foram apresentadas as diretrizes de Saúde da População Negra identificadas na conferência de Saúde e assumidas no Plano Municipal de Saúde 2022 – 2025 e no Plano Municipal decenal de Promoção da Igualdade Racial, além das contribuições da Oficina Saúde da População Negra: Agora é a hora!
O próximo encontro do Comitê de Saúde da População Negra acontecerá no dia 2 de junho para iniciar a discussão sobre o Plano de Ações e Metas a serem implementadas na área da saúde.