A Fundação das Artes de São Caetano receberá no dia 5 de junho a Banda Mantiqueira para um show gratuito às 17h, no Teatro Timochenco Wehbi (Rua Visconde de Inhaúma, 730 – B. Oswaldo Cruz). Além do show, os integrantes da banda realizarão um workshop às 14h30 com os alunos da Fundação das Artes sobre instrumentos como trombone de vara, sax alto, trompete, bateria e guitarra. A atividade é uma realização por meio do Programa de Ação Cultural (ProAc).
Referência em música instrumental e jazz com 30 anos de carreira, a Banda Mantiqueira foi pioneira em uma época na qual não se viam mais tantas big bands no país e abriu caminho para uma nova geração de instrumentistas, inovando, na ocasião de seu surgimento, ao aproximar estudantes e músicos já consagrados.
A Banda Mantiqueira surgiu em 1983, a partir de uma ideia do músico Nailor Azevedo, o Proveta. Em 1983, ele comentava que “a big band é a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação impõe”.
A banda conta com fortes influências de grandes nomes do jazz mundial, como Louis Armstrong, Miles Davis, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, John Coltrane, Phil Woods, J. J. Johnson, Elvin Jones, Herbie Hancock, Ron Carter, Mike Stern e também os brasileiros Formiga, Papudinho, Felpudo, Casé, Moacir Santos, Bolão, J.T. Meireles, Raul de Souza, Maciel, Don Salvador, Maestro Branco, Laércio de Freitas, Heraldo do Monte, Edson Machado, entre outros.
Os integrantes da Banda Mantiqueira têm intensa atividade nos estúdios de gravação, além de integrar bandas que acompanham expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Gilberto, Gal Costa, Elis Regina, entre outros.
São integrantes da Banda Mantiqueira os seguintes músicos: Cássio Ferreira (sax tenor, sax soprano e flauta); Celso de Almeida (bateria); Cleber Almeida (percussão); Thiago Alves (contrabaixo); François de Lima (trompete de válvulas); Fred Prince (percussão); Jarbas Barbosa (guitarra elétrica); Josué dos Santos (sax tenor e flauta); Nahor Gomes (trompete e flugelhorn); Nailor Proveta (sax alto, clarinete, direção musical e arranjos); Odésio Jericó (trompete e flugelhorn); Ubaldo Versolato (sax barítono, flauta e piccolo); Valdir Ferreira (trombone de vara); e Walmir Gil (trompete e flugelhorn).