Estação Cultura revive ‘Som das Pistas’ em São Caetano

Evento ao ar livre terá a performance de DJs de casas noturnas dos anos 1980 e 1990

Sobe o som, DJ! A era das calças baggy, blusas largas de ombreiras, cabelos com permanente e mullets está de volta. As faixas musicais que embalaram as casas noturnas de São Caetano do Sul nos anos 1980 e 1990 vão agitar o Som das Pistas, evento realizado pela Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Será neste sábado (4), a partir das 14h, na Estação Cultura, no Centro (Rua Serafim Constantino s/n, piso superior do terminal rodoviário).

No comando da festa, os DJs Badinha (Over Night), Cabello (Hipnoses 2000), Cadico (Twists, atual DJ da “Energia na Véia” na Radio Energia 97), Guzzy e Sal (Amarelo 20), Newtinho (Babaréu), Portuga (Billboard) e Rogerinho (Duboiê). O ingresso é solidário: basta levar 1 kg de alimento não perecível para curtir os maiores sucessos do flash back 80/90 ao ar livre, no equipamento que é referência em arte urbana e em formação cultural na cidade. A atração é livre para todos os públicos: dos baladeiros da época às novas gerações.

“Estamos trazendo sete DJs de grandes danceterias da cidade, que fizeram história nos anos 1980 e 90. Realizar este evento de forma presencial é uma vitória. As pessoas estão com muita vontade de sair, de dançar, de curtir a cultura na rua. Vale lembrar que a festa foi pensada para acontecer em um local amplo a céu aberto para maior segurança do público. Nossa expectativa é que compareçam entre 1.000 e 2.000 pessoas”, estima Douglas Bunder, coordenador da Estação Cultura. A performance dos DJs será no palco, em uma área externa de aproximadamente 1.200 metros quadrados.

Viagem no tempo

“O propósito é reunir os DJs que marcaram época em São Caetano, contando um pouco da história da casa noturna por onde cada um deixou o seu registro, das músicas mais pedidas e, claro, tocar os ritmos da sua pista, apresentando a essência de cada casa”, explica Maurício Linares, o DJ Portuga da Billboard.

A ideia é levar ao público mais jovem, que não vivenciou o nascimento e o auge da house music (eletrônica), e de vertentes do rock and roll como a new wave, o punk e o meloso rock farofa, episódios da noite sancaetanense dos anos 1980 e 1990.

Os sete DJs convidados do Som das Pistas representam uma parte dos estabelecimentos do gênero que efervesciam na cidade nas últimas décadas do século 20. “Minha ideia é trazer outras casas, cada uma no seu segmento, para o próximo evento”, anuncia o DJ Portuga.

Programação
(DJs e casas noturnas)
14h Newtinho – Babaréu
15h Cabello – Hipnoses 2000
16h Portuga – Billboard
17h Guzzy e Sal – Amarelo 20
18h Rogerinho – Duboiê
19h Cadico – Twists
20h Badinha – Over Night
21h Encerramento com todos os DJs